Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Presidente da República  condecora Projecto Vitó pelo trabalho na conservação da biodiversidade e protecção do ambiente

São Filipe, 07 Set (Inforpress) – O Presidente da República vai condecorar a Associação Projecto Vito pelo trabalho desenvolvido na área de conservação da biodiversidade e protecção do ambiente, anunciou o chefe de Estado no final de uma visita institucional à sede da associação.

Jorge Carlos Fonseca disse que que já tinha conhecimento do projecto, através da comunicação social e de alguns colaboradores, mas declarou que não tinha uma ideia do trabalho “muito meritório” que o grupo de jovens realiza, na conservação da biodiversidade e do ambiente, nomeadamente das plantas endémicas, aves marinhas, protecção das tartarugas e répteis terrestres.

“É um trabalho meritório levado a cabo por uma organização não-governamental (ONG) cabo-verdiana e por um grupo de jovens técnicos cabo-verdianos com muita determinação, entusiasmos, paixão”, afirmou Jorge Carlos Fonseca, que sublinhou que ficou “impressionado” com o trabalho ligado à protecção do ambiente e da conservação da biodiversidade.

Sobre a condecoração, o Presidente da República salientou que a visita visou cimentar a ideia “muito positiva” em relação ao projecto e o trabalho desenvolvido, pois antes os seus colaboradores já o tinham sugerido a condecoração da Associação Projecto Vitó.

O director executivo da Associação de Conservação e Uso Sustentável dos Recursos – Projecto Vitó, Herculano Dinis, disse que foi com “muita surpresa” que recebeu a notícia porque, explicou, apenas tinha agendada uma visita institucional do Presidente da República ao projecto para conhecer os vários trabalhos que desenvolve.

Herculano Dinis indicou que o Projecto Vitó é uma organização 100 por cento (%) nacional que “há muito tempo” trabalha na área de conservação da biodiversidade e protecção do ambiente e por isso esta condecoração será o reconhecimento do mais alto Magistrado da Nação pelo trabalho desenvolvido, não só por esta associação, mas de todas as outras ONG similares e que tem feito trabalho meritório na conservação e protecção da biodiversidade.

Para o director executivo, o reconhecimento é fruto de um trabalho de parceria desenvolvido, destacando a parceria com a Universidade de Barcelona (Espanha), que a nível técnico e científico é um dos principais parceiros do projecto na conservação das aves marinhas, mas também da parceria com institucionais locais, nacionais e internacionais, como as câmaras municipais.

Este indicou que é um trabalho de longo prazo, de perseverança e que este reconhecimento “orgulha a equipa”, constituída por jovens na sua maioria, e dá muito mais energia para continuar nesta luta e nesta missão de fazer a protecção dos ecossistemas dos recursos naturais do país e da região.

Há pouco mais de um ano o Governo tinha atribuído ao Projecto Vitó o Estatuto de Utilidade Pública em “sinal de reconhecimento” pelo trabalho desenvolvido na área de conservação e preservação de ambiente.

A atribuição deste estatuto consta do despacho nº 720/2020 do ministro de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, de 23 de Julho, nos termos do decreto-lei nº 59/2005, de 19 de Setembro e publicado no Boletim Oficial nº 97 II Série de 28 de Julho de 2020.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos