Fogo: Praia de Fonte Bila em São Filipe aberta temporariamente para extracção de areias

Cidade da Praia, 16 Mai. (Inforpress) – A praia de Fonte Bila (São Filipe) vai ser reaberta esta semana para extracção de areias, visando garantir a dinâmica do sector da construção civil na região Fogo/Brava e assegurar o desenvolvimento económico, equilibrado e sustentável.

Em conferência de imprensa realizada esta manhã, o ministro da Agricultura e Ambiente deu a conhecer esta novidade, ressalvando que com esta tomada de posição, o Governo pretende fazer com que as duas ilhas acompanhem o ritmo do desenvolvimento do país, evitando qualquer tipo de especulação, salvaguardando o impacto ambiental.

Gilberto Silva afiançou que o executivo esteve a ponderar a situação e que face aos problemas técnicos que a solução dragagem tem trazido, ainda mais com a venda da embarcação do operador privado que laborava nesta área, decidiu autorizar o Instituto Marítimo e Portuário (IMP) a emitir licenças para exploração de areia nesta praia.

A licença, realçou, foi autorizada de modo a satisfazer a demanda da construção civil nas duas ilhas, uma vez que, “o sector da construção civil é muito importante para a economia”, assegurando não só, a construção das infraestruturas/habitação, assim como contribui enormemente para o emprego.

“Há que equacionar o problema e conciliar esta demanda com a conservação do ambiente, o que significa que nós vamos ter que explorar areia em Fonte Bila, de modo a acautelar também o próprio serviço ambiental do areal, que serve para a desova das tartarugas marinhas”, explicou Silva, sublinhando que todo o aspecto paisagístico do areal será salvaguardado.

O Governo, explicitou, definiu as balizas, pelo que esta autorização vai até o final de Julho, podendo ser renovada se necessária, ficando a delegação do IMP do Fogo com a responsabilidade para a operacionalização da exploração, na qual cada camião tem direito a licença de uma carrada diária, independentemente da sua capacidade de transporte.

“Se todos os camiões que transportam areia na ilha do Fogo recolhem uma carrada por dia estaríamos a satisfazer a demanda na ilha do Fogo. Caso isto não se verifique estamos abertos a tomar medidas correctivas neste domínio”, realçou Gilberto Silva, para quem é fundamental que a areia seja transportada para a ilha da Brava em condições técnicas vantajosas.

Com esta autorização, o Governo está convicto em como concilie a exploração com os interesses da protecção do ambiente, salvaguardando o equilíbrio ecológico e as características paisagísticas da praia, ao mesmo tempo que se pretende que o negócio da apanha de areia seja o mais inclusivo possível, com igualdade de oportunidades para todos.

De momento, a praia de Fonte Bila afigura-se como a união autorizada para a extracção de areia em todas as ilhas do Fogo e Brava.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos