Plano estratégico de negócios de Soldifogo recomenda a sua transformação numa mutualidade de poupança

 

São Filipe, 06 Mai (Inforpress) – O plano estratégico de negócio 2015/19 da Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento da ilha do Fogo (Soldifogo) recomenda a sua transformação numa mutualidade de poupança e crédito, através de adaptação com a nova legislação.

A transformação institucional de Soldifogo numa mutualidade implica a alteração dos estatutos actuais através de uma assembleia-geral extraordinária, assim como a reestruturação da sede, formação dos dirigentes e membros, passando por acções de sensibilização dos seus membros.

Além da transformação institucional, o plano estratégico de negócios de Soldifogo indica a necessidade de associação dispor de um sistema de informação de gestão integrado, alcançar uma carteira activa de 110 mil contos até 2019, atingir a auto-suficiência operacional e financeira até 2019 e aumentar a visibilidade de Soldifogo.

Dados referentes a 31 de Dezembro de 2014 indicam que a Soldifogo contava-se na altura com 761 clientes e uma carteira bruta equivalente a 335 mil dólares, sendo que o empréstimo médio rondou os 440 dólares.

Igualmente, os dados apontam que a evolução da carteira em risco da Soldifogo decresceu entre 2013 e 2014, embora de forma residual, o que revela um esforço da instituição de micro-finanças em recuperar os créditos em atraso.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos