São Filipe, 28 Jan (Inforpress) – Os 17 enfermeiros que concluíram o complemento de licenciatura há mais de um ano vão ser enquadrados, ainda no decurso deste mês de Janeiro, na carreira de enfermagem, anunciou hoje o deputado da ilha do Fogo Filipe Santos.
O deputado pelo círculo eleitoral do Fogo pela lista do Movimento para a Democracia (MpD) falava em conferência de imprensa, após uma visita ao circulo eleitoral efectuada pelos deputados, realçando os ganhos conseguidos no sector da saúde desde 2016.
Os 17 enfermeiros fazem parte de um grupo de profissionais que concluíram em Agosto de 2019 o complemento de licenciatura iniciada em 2017 através de uma parceria com a Universidade de Santiago, e com o enquadramento de todos os que concluíram a formação passam a estar devidamente enquadrados.
Além do enquadramento dos enfermeiros, Filipe Santos anunciou que a partir da próxima segunda-feira, 01 de Fevereiro, Chã das Caldeiras, no município de Santa Catarina do Fogo passa a ter um enfermeiro residência, contratado em parceria com a organização não-governamental austríaca – associação “Nôs ku nhos”, tendo o director do hospital deslocado hoje à Chã das Caldeiras para montar toda a logística necessária para o efeito.
Filipe Santos indicou, ao anunciar os ganhos no sector da saúde para a ilha do Fogo, que nunca nenhum Governo investiu tanto neste sector como o actual Governo, apontando como exemplo o investimento realizado entre 2016 e 2020.
“O orçamento do hospital regional aumentou de 22 mil contos, em 2016, para 125 mil contos em 2021 e houve um investimento de 517 mil contos no hospital, nos últimos cinco anos”, disse o deputado do MpD, Filipe Santos, que apontou ainda vários ganhos como a realização dos exames complementares, que antes eram realizadas na Cidade da Praia.
A criação dos serviços de fisioterapia com fisioterapeuta residente, de tratamento de dor crônica, da farmácia moderna, equipada e com todas as condições funcionais de trabalho, a descentralização de serviços de especialidades médicas para todas as estruturas da região sanitária mensal e gratuito e diminuindo tempo de espera de consultas são outros ganhos.
A colocação de três obstetras, criação do serviço de oftalmologia equipado e moderno e que em 2019 realizou 300 cirurgias de catarata, serviço de tratamento de toxicodependentes, colocação de ortopedistas, a contratação em 2020 de 15 enfermeiros só para o hospital sem falar de reforços de enfermeiro para as delegacias de saúde de São Filipe e Mosteiros e para o centro de saúde de Cova Figueira, a dotação, pela primeira vez, de dois médicos residentes nos Mosteiros e em Santa Catarina do Fogo, foram também considerados ganhos para o sector.
Este apontou ainda outros ganhos a nível de técnicos de laboratório, estatísticos, assistentes sociais, psicólogos de entre outros, mas também a criação do serviço de laboratório de virologia, viaturas novas para as estruturas e uma ambulância nova que chegou há duas semanas para Chã das Caldeiras visando a segurança de turistas.
JR/ZS
Inforpress/Fim