Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Parte dos equipamentos destinados ao Centro de Saúde de Cova Figueira já foi instalada – responsável

São Filipe, 20 Abr (Inforpress) – Uma parte dos equipamentos e materiais hospitalares destinados ao Centro de Saúde de Cova Figueira, no município de Santa Catarina, já foi instalada, disse o responsável Amilton Gamboa.

Os equipamentos e materiais foram disponibilizados através de uma parceria dos Governos de Cabo Verde e da Bélgica, visando dotar os hospitais, centros de saúde e delegacias de saúde de meios diagnósticos e materiais médicos.

O centro de Cova Figueira, município de Santa Catarina do Fogo, recebeu vários materiais, desde macas, cadeiras de rodas, aspiradores, aparelhos de aerosol, retroprojector visual para consulta de oftalmologia, estetoscópio, de entre vários materiais, incluindo os materiais completos de fisioterapia, que não foram instalados por falta de espaços no centro de saúde.

O responsável do centro de saúde avançou que alguns materiais ficaram por instalar porque a estrutura é pequena, adiantando que por esta razão também o centro não foi contemplado, por exemplo, como cadeira de estomatologista dentária como as demais estruturas e nem com o aparelho de raio X.

Graças a estes equipamentos e materiais, a mesma fonte indicou que a partir do próximo mês, de acordo com a decisão das direcções, nacional e regional, será possível começar com a consulta de oftalmologia no referido centro, que já dispõe de todas as condições porque além do retroprojector visual recebeu um conjunto de materiais apropriados para avaliação da visão.

Amilton Gamboa disse ainda que, doravante, os pacientes de Santa Catarina que antes faziam marcação de consultas e tinham de se deslocar a São Filipe para consultas deixarão de o fazer, representando um “grande ganho”.

O responsável do centro revelou igualmente estar a analisar quer com o Ministério da Saúde como a própria câmara municipal da necessidade de um novo centro de saúde para Cova Figueira para que tenha novas estruturas com capacidade para abarcar todos os serviços e melhorar a qualidade, nomeadamente o de raio X, estomatologia, fisioterapia e outros.

A nível de laboratório, por ainda não dispor deste serviço, o centro não recebeu os equipamentos de laboratórios, continuando assim a proceder à colheita descentralizada de amostras que são encaminhadas para o hospital regional São Francisco de Assis, para exames.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos