Fogo: Padre Bruno Alves preside homilia da Nossa Senhora da Conceição

São Filipe, 06 Dez (Inforpress) – O padre diocesano Bruno Alves, ordenado sacerdote no passado mês de Julho, preside domingo à homilia da celebração da  Nossa Senhora da Conceição, padroeira da freguesia com o mesmo nome.

O pároco de Nossa Senhora da Conceição, Padre Lourenço Rosa, disse à Inforpress que a festa em homenagem a padroeira da freguesia é assinalada no domingo, 08 de Dezembro, com a celebração da missa, a partir das 10:30, na igreja matriz, seguida da procissão que este ano terá um percurso menor.

Anteriormente, a procissão saía da igreja e percorria a rua que passa pelo mercado de peixe, esquadra policial, largo de Cruz dos Passos, para depois regressar à Igreja, percurso considerado longo pelo pároco.

Esta é uma das razões que está na base da tomada de decisão de encurtar o percurso que provoca o cansaço aos fiéis, sobretudo os da cidade de São Filipe e arredores que na véspera participam na procissão das velas, mas também devido ao sol que habitualmente se faz sentir na hora da procissão.

Assim, este ano a procissão sairá da Igreja em direcção ao mercado de peixe, dirigindo-se depois para norte, em direcção a Sucupira, passando pelo largo da antiga papelaria Vulcão e regressando depois à igreja.

A paróquia, no quadro da preparação da festa da sua santa padroeira, programou um conjunto de actividades preparativas, incluindo a novena, que é um período de oração na igreja matriz e nas capelanias que fazem parte da paróquia com celebração penitenciárias e confissões, estando programado para hoje, às 19:00 horas, o “akatisto” (sessão de cântico antigo dedicado a nossa senhora) que este ano integra as festas de Ave-maria para as crianças do primeiro ano de catequese, igualmente em homenagem à nossa senhora da Conceição.

Sábado, véspera, está programada a procissão de vela, com inicio às 19:30 horas, com partida da capela de Nossa Senhora de Fátima, situada no bairro de Santa Filomena, passando pelo bairro de Cobom, antigo hospital até a Igreja Matriz

O padre Bruno Alves, actualmente em funções no Seminário, além de presidir à celebração da missa de Nossa Senhora da Conceição, vai participar em outras actividades.

Na quarta-feira, participou no encontro com jovens, onde fez apresentação da Carta Apostólica que o Papa Francisco escreveu para a juventude e que está disponível na paróquia para os jovens.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos