Fogo: Ordem dos Médicos quer celebrar protocolo com todas as câmaras municipais – bastonário

São Filipe, 10 Set (Inforpress) – A Ordem dos Médicos de Cabo Verde (OMC) pretende celebrar protocolos com todas as câmaras municipais do país para melhor prestação dos cuidados de saúde às populações.

A pretensão foi manifestada pelo bastonário da OMC, Danielson Veiga, que chefia uma missão desta ordem profissional à região Fogo/Brava, depois de um encontro com representantes das câmaras de São Filipe e dos Mosteiros.

“Queremos assinar protocolos com as câmaras municipais e fazer uma assessoria em relação à prevenção e atendimento pré-hospitalar e tentar levar as nossas preocupações, juntamente com as das câmaras e das entidades de saúde locais ao Ministério da Saúde e ao Governo”, disse.

O vereador Jaime Monteiro Júnior, em representação da Câmara Municipal de Mosteiros, manifestou a disponibilidade e interesse da autarquia em estabelecer o protocolo com a OMC visando a expansão das consultas das especialidades que não existem na ilha e que obriga a câmara a fazer “grandes” despesas com transferência de doentes para o Hospital Agostinho Neto, na Cidade da Praia, e para clínicas privadas.

“O município dos Mosteiros não está muito mal servido, mas devia estar muito melhor”, disse o vereador pela área de Protecção Civil, observando que neste momento o município conta com dois médicos e sete enfermeiros para uma população que ronda 9.500 habitantes.

Segundo o autarca, tem havido deslocações pontuais de especialistas do Hospital Regional São Francisco de Assis, em São Filipe, para o município de Mosteiros.

Com relação ao atendimento pré-hospitalar, Jaime Monteiro Júnior disse que o município está a trabalhar neste sentido, mas há necessidade de formar os bombeiros para este tipo de atendimento.

“Temos duas ambulâncias, mas precisamos capacitar os bombeiros para poderem prestar o atendimento pré-hospitalar, um serviço que requer algum cuidado e conhecimento, sobretudo nas situações de acidentes e emergências”, referiu.

A missão da Ordem dos Médicos de Cabo Verde à região Fogo/Brava, motivada pelo incidente ocorrido na ilha Brava em que um jovem acabou por falecer, vítima de uma doença grave, prossegue hoje com a realização da terceira reunião ordinária do conselho directivo nacional da OMC e no domingo com consultas de especialidades nos Mosteiros.

JR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos