Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Obras para construção da casa de Názia Cardoso iniciam esta semana – promotor da campanha

São Filipe, 17 Jun (Inforpress) – As obras da construção de uma habitação destinada a uma mulher de Ponta Verde (norte de São Filipe) iniciam esta quinta-feira, na sequência dos recursos mobilizados através de uma campanha solidária na diáspora e a nível nacional.

Um dos promotores da campanha solidária para mobilização de recursos, Ixo Gonçalves, da empresa Rei Eventos, avançou à Inforpress que a câmara de São Filipe se envolveu na campanha disponibilizando 100 sacos de cimento e toda a louça sanitária e para cozinha, mas também um camião de areia para iniciar as obras, prometendo mais areia para outras fases da obra.

Além da autarquia de São Filipe, a campanha que foi promovida pelo “Projecto Zé Luís solidário” radicado nos Estados Unidos da América (Boston) e Ixo Gonçalves/Rei Eventos, conseguiu mobilizar 540 mil escudos nos Estados Unidos da América e 20 mil escudos em Portugal.

Para a construção da casa própria da Názia Cardoso, de 69 anos e que reside em casa cedida por familiares e conhecidos, os promotores da campanha conta com apoio gratuito de mão de obra especializada, nomeadamente de canalizador, electricista, pintor, mas também de materiais de construção como cofragem, tinta, isto sem contar com a cedência de terreno e da elaboração de projectos de arquitectura.

Para a construção da casa os promotores necessitam de pelo menos 150 sacos de cimento e com a disponibilização de 100, são necessários mais 50 sacos, e segundo Ixo Gonçalves, neste momento a ideia e tentar junto das pessoas, pelo menos 50 pessoas, obter um saco de cimento por pessoa para poder concluir o projecto.

A previsão é ter dentro de mês e meio a casa pronta para Názia Cardoso, cuja situação socioeconómica e habitacional neste momento não é das melhores, mas também realizar o sonho da mesma de ter uma casa própria.

Ixo Gonçalves indicou que a campanha continua e que o excedente será destinado para aquisição de equipamentos e recheios para casa.

Os promotores estão a identificar possíveis pessoas em condições similares para a materialização de um segundo projecto que poderá passar pela construção ou pela reabilitação.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos