Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: “O fundamental neste momento é aprofundar, desenvolver e aperfeiçoar o municipalismo” – Presidente da República

São Filipe, 09 Set (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que termina hoje a sua visita de três dias à ilha do Fogo, defendeu quarta-feira, nos Mosteiros, a necessidade de aprofundar, desenvolver e aperfeiçoar o municipalismo.

Ao ser solicitado uma avaliação do percurso do desenvolvimento dos Mosteiros durante os seus 30 anos enquanto município, Jorge Carlos Fonseca, disse que do ponto de vista de formação do poder local não tem dúvidas de que a criação do município foi uma conquista importante para Cabo Verde, decisiva para a própria implementação e extensão da democracia.

Segundo o Chefe de Estado, os valores e ideários democráticos da liberdade, de participação, solidariedade e fraternidade, de participação das populações na resolução dos seus problemas, exigindo e reivindicando, encontram “ terreno fértil” em instituições de democracia e uma delas é o poder local.

“Tudo isso é um enorme ganho, porque as populações encontram um interlocutor mais próximo, mais fácil e mais adequado junto das autoridades autárquicas”, destacou o PR, que defendeu a necessidade de aprofundar ainda mais o municipalismo.

Para Jorge Carlos Fonseca, é preciso melhorar as instituições e torná-las mais sólidas, melhorar o desempenho dos responsáveis autárquicos, dos canais de diálogo do poder central e local, afinar os instrumentos de transferência de recursos e de competências e estender o âmbito das competências do poder municipal nas áreas de educação, desporto, social.

“Este é o momento importante”, salientou o Chefe de Estado, indicando que em relação aos Mosteiros, em particular, há crescimento e mudanças, e isto é, segundo o Presidente da República. um bom sinal, pese embora podia estar mais desenvolvido, mas este é ambição de todos e é possível com mais trabalho, estabilidade, democracia, podendo assim atingir metas em todos os domínios.

JR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos