Fogo: Município de São Filipe poderá contar pela primeira vez com cinco candidaturas numa eleição municipal

São Filipe, 15 Jul (Inforpress) – O município de São Filipe, o maior da ilha do Fogo, poderá contar, pela primeira vez na história das eleições municipais, com cinco candidaturas.

Além das candidaturas partidárias, nomeadamente do Movimento para a Democracia (MpD) que aposta na recandidatura do actual autarca, Jorge Nogueira, e do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) cuja aposta é no deputado da nação, Nuías Silva, mais três candidaturas se desenham, uma das quais, a de Pedro Ribeiro, deverá contar com apoio da União Cabo-verdiana Independente Democrática (UCID).

Das candidaturas independentes consta a de João de Deus Barbosa Amado, emigrante em Portugal, que foi o primeiro a anunciar a sua intenção de se candidatar à presidência da Câmara Municipal de São Filipe nas autárquicas deste ano e, inclusive, iniciou processo de recolha de documentação para o efeito.

João de Deus Barbosa Amado, que antes de emigrar foi professor do Ensino Básico Integrado (EBI), vai encabeçar a lista independente “Movimento para a Cidadania” e tem como principal foco a justiça social, equidade e estabilidade das finanças do município apostando na economia, eficiência e eficácia.

Outra candidatura anunciada desde o ano passado é a do economista Pedro Ribeiro, que ganhou forma nos últimos dias com a manifestação da sua disponibilidade com o slogan “São Filipe para todos”.

Uma terceira candidatura independente poderá ser a de António Félix Lopes que recentemente criou um movimento da sociedade civil “Labantá Djarfogo” cujo desígnio é resgatar o passado glorioso da ilha e recuperar o desenvolvimento da mesma.

O movimento quer salvar a ilha e contribuir para o seu desenvolvimento para que deixe de ser “objecto de troça”, colocar os interesses do povo e da ilha acima dos interesses pessoais e políticos e retirar a ilha do bloco de ilhas esquecidas, em que o desenvolvimento constitui uma miragem, são as razões que norteiam a candidatura que está a desenhar-se.

As outras duas candidaturas já anunciadas são de Jorge Nogueira (MpD) que vai tentar a sua reeleição e de Nuías Silva (PAICV) que há oito anos desempenhou as funções de presidente da Assembleia Municipal e que agora quer pretende chegar a cadeira da presidência da câmara.

JR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos