Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: MpD pede ao Ministério das Finanças a realização de auditoria à gestão de Soldifogo

São Filipe, 18 Jun (Inforpress) – A Região Política do Fogo do Movimento para a Democracia (MpD) vai solicitar ao Ministério das Finanças a realização de uma auditoria à gestão da instituição de microfinanças, Soldifogo Cooperativa, por indícios de gestão duvidosa.

Numa conferência de imprensa realizada quarta-feira na cidade de São Filipe para rebater as críticas da Comissão Política Regional do PAICV (oposição), o responsável da Região Política do MpD, Filipe Santos, esclareceu que há verbas do Governo no Soldifogo Cooperativa que foram transferidas desde 2017 para apoiar agricultores e criadores de gado, através de crédito.

“É este fundo que está a ser reutilizado agora com transparência duvidosa, favorecendo câmaras do PAICV e discriminando os outros”, afirmou Filipe Santos, salientando que foram milhares de contos transferidos a esta instituição liderada pelo responsável da Comissão Política Regional do PAICV no Fogo.

Questionado sobre as razões que o leva a considerar que a gestão é duvidosa, Filipe Santos indicou que são informações dos próprios agricultores e criadores que solicitaram créditos nesta instituição.

“Há uma diferenciação no atendimento e na celeridade da atribuição de créditos em que os próximos são beneficiados de imediato e outros passam por muito burocracia, até a aplicação de taxas de juros é diferenciado, em que uns pagam quatro, outro seis e até oito por cento (%) em função da filiação politica”, afirmou o responsável da Região Politica do MpD.

Com relação ao PAICV, Filipe Santos sublinhou que se “está perante uma oposição com fome de voltar ao poder, fingindo passar a imagem de defensor de São Filipe” e que prova disso foi o que aconteceu durante mais de quatro décadas em que levaram a ilha a perder a terceira posição que ocupava.

Quanto as medidas avançadas no quadro de um eventual orçamento rectificativo proposto, Filipe Santos salientou que “as sugestões chegaram bastante atrasadas já que todas as medidas estão a ser implementadas há anos”, acrescentando que a oposição só acorda quando alguém próximo deste partido for beneficiado com as políticas públicas da câmara de São Filipe.

“As propostas são populistas, quando propõe um novo orçamento rectificativo, canalizando apenas as verbas dos festivais aos apoios sociais e económicos, sabendo que o financiamento dos festivais é mobilizado através dos patrocínios dos parceiros”, advogou aquele responsável local do MpD, acrescentando que só quem não governou pode fazer proposta do género.

Este referiu que se houver necessidade de um orçamento a câmara suportada pelo MpD irá fazê-lo, mas não ira contar com votos favoráveis dos vereadores e eleitos do PAICV que sempre votaram contra todos os instrumentos e outras deliberações.

Este apontou várias actividades desenvolvidas nos últimos anos para acudir as famílias mais vulneráveis, os criadores, agricultores e agentes económicos, como a bonificação de ração, construção de bebedouros, transporte de pastos para animais, disponibilização de água a preço mínimo, mobilização de mais água para agricultura, extensão da rede pública de abastecimento de água.

Este negou que a autarquia de São Filipe tem estado a distribuir materiais de construção para efeito de compra de votos, aconselhando a oposição a manter a calma e ser honesta na política.

“Que não aproveitem dos desastres naturais como as secas, pandemia e até o cachorro para tirar o dividendo político”, disse Filipe Santos.

Segundo o mesmo, aquilo que alguns políticos fazem não é correcto e devem fazer política com honestidade, princípios e valores e passar a mensagem de credibilização da actividade politica, referiu, sublinhando que não acredita na compra de votos porque as pessoas são livres para decidirem.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos