Fogo: Missão da IGAE na ilha para contactos com autoridades e sessão de esclarecimentos aos operadores económicos

São Filipe, 22 Set (Inforpress) – Uma missão da Inspecção Geral das Activividades Económicas (IGAE), chefiada pelo seu Inspector-geral, Paulo Monteiro, iniciou hoje uma visita de trabalho de três dias à ilha do Fogo.

A missão, segundo Paulo Monteiro, visa dois objectivos, primeiro dialogar com os presidentes das câmaras dos três municípios da ilha e, segundo, contactar os operadores económicos para esclarecer as muitas dúvidas que existem sobre as resoluções.

O Inspector-geral da IGAE disse que as dúvidas dos operadores económicos da ilha do Fogo são idênticas às dos operadores a nível nacional, mas que precisam de esclarecimentos, sublinhando que está preparado para esclarecer as dúvidas dos operadores económicos.

A dúvida, segundo o mesmo, têm a ver com o que é lunch, bar, restaurante, discotecas, onde podem fazer as actividades, os eventos que podem fazer, mas também sobre a fiscalização.

“Há sempre reticência em relação à fiscalização, não é fácil ser fiscal ou inspector da IGAE, estamos cientes disso porque as pessoas querem diversão e os operadores querem ganhar dinheiro porque estão parados há muito tempo”, disse Paulo Monteiro, salientando que é preciso estar ciente sobre a situação que está acontecendo neste momento.

Com os presidentes das câmaras, a ideia é colocar a IGAE à disposição das autarquias para a formar os seus fiscais que podem trabalhar com esta instituição onde ainda ela não dispõe de uma representação, sublinhando que nestes casos a IGAE recorrer às câmaras e à Polícia Nacional para fazer a fiscalização dentro da normalidade, seja das resoluções como de outras actividades.

Sobre eventual criação de uma célula da IGAE na ilha, Paulo Monteiro indicou que o objectivo é ter inspectores em todas as ilhas e municípios e que a mesma está a aguardar a decisão do Governo em relação ao novo concurso.

“A situação não está fácil e é preciso muita contenção. Temos de trabalhar com aquilo que temos, através das parcerias até ter novo concurso e arranjar novos inspetores para todos os municípios e todas as ilhas”, disse o Inspector-geral da IGAE, salientando que para este ano não é possível ter esta presença, porque, explicou, “é preciso concurso, formar os inspectores e isso leva algum tempo”.

A missão integra ainda dois inspectores, que segundo Paulo Monteiro, irão dar formação aos fiscais das câmaras municipais e da Polícia Nacional.

Além de um encontro com a câmara municipal de São Filipe, hoje a missão de IGAE teve uma sessão de trabalho com o Comandante da Polícia Nacional.

Na quinta-feira, a missão estará no município dos Mosteiros para encontros com o presidente da câmara, delegado de Saúde, comandante da esquadra da Polícia e com os operadores económicos, devendo na sexta-feira deslocar-se ao município de Santa Catarina para no final do dia realizar um encontro de esclarecimento aos operadores económicos de São Filipe.

JR/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos