Fogo: Ministro do Turismo e Transporte visita obras financiadas pelo seu ministério no município de São Filipe

São Filipe, 11 Mai (Inforpress) – O ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, visita hoje as obras financiadas pelo seu ministério na cidade de São Filipe, nomeadamente a requalificação do Largo de Cruz dos Passos, em curso, e da Praça do Presídio, já concluído.

O governante, que se encontra de visita à região Fogo/Brava, tem agendado um encontro com o presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, seguindo depois para a Praça do Presídio e Largo de Cruz dos Passos, onde visita a obra de requalificação, incluindo o parque e o monumento que devem ser inaugurados a 01 de Junho próximo.

Para as obras de requalificação da Praça do Presídio e do Largo de Cruz dos Passos, o Governo disponibilizou mais de 30 mil contos à câmara de São Filipe para o cofinanciamento das mesmas, no âmbito do Plano Operacional de Turismo.

Desse montante, o valor inicial para o Largo de Cruz dos Passos foi de 18 mil contos e para a Praça do Presídio 14.500 contos, de acordo com o contrato celebrado no mês de Julho do ano passado entre a câmara e o Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo, testemunhada pelo ministro do Turismo e Transportes.

Na quarta-feira, 10, primeiro dia de visita, Carlos Santos esteve no município de Santa Catarina do Fogo com deslocação a Chã das Caldeiras para se inteirar das obras de electrificação e a casa técnica, que será a futura central de energia solar de Chã das Caldeiras, assim como uma deslocação a baía turística e piscatória de Alcatraz.

Na ilha do Fogo, Carlos Santos visitou alguns painéis do projecto de mapeamento e sinalização dos caminhos pedestre da ilha.

Na ilha Brava, Carlos Santos estará acompanhado do embaixador de Portugal em Cabo Verde e da adida para a Cooperação.

Do programa da visita destaca-se a inauguração do Centro interpretativo de Nova Sintra e apresentação do Projecto Raízes, assim como de mapeamento dos caminhos vicinais da ilha.

Apresentação e lançamento da “aldeia turística e ambiental” em Fajã d´Água e visita a comunidade de Furna consta igualmente do programa.

De acordo com a nota de imprensa do Ministério do Turismo e Transportes, no âmbito do Projecto Raízes, foi criado o Centro de Interpretação do Território, cofinanciado pela Cooperação Portuguesa, em parceria com as Câmaras Municipais da Brava e de Santo Antão e pelo Ministério do Turismo e Transportes, através do fundo de Turismo de Cabo Verde.

Durante a visita será apresentado um novo projecto, financiado pela Cooperação portuguesa/Instituto Camões, com o objectivo de dar continuidade ao trabalho no âmbito do turismo na referida ilha.

JR/AA

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos