Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Memorial em homenagem às vítimas do acidente de Achada Furna será erigido no povoado

São Filipe, 02 Mai (Inforpress) – Um memorial em homenagem às vítimas e aos sobreviventes do trágico acidente ocorrido a 18 de Março de 2021 vai ser construído no povoado de Achada Furna, município de Santa Catarina do Fogo.

Para a sua edificação, um protocolo de cooperação foi celebrado entre a empresa Barreto Vincent Solutions e as câmaras municipais de Santa Catarina e de São Filipe.

O enquadramento do protocolo tripartido, celebrado no dia 01 de Maio na cidade de São Filipe, referiu que a ilha do Fogo vivenciou no dia 18 de Março de 2021 “um trágico acidente de viação” que ceifou a vida de seis concidadãos oriundos e residentes nos dois municípios, para além de outros danos físicos e pessoais a sete outras pessoas e prejuízos enormes, razão pela qual foi considerado o maior acidente de que há memória na ilha.

No âmbito da sua responsabilidade social a recém-criada empresa Barreto Vincent Solutions tomou a iniciativa, para em parceria com as duas camaras, erigir o memorial, que constitui uma forma memorável de solidarizar-se com as vítimas, seus familiares e toda a população da ilha, mas para sensibilizar os condutores para a importância de uma condução segura.

A empresa compromete-se a financiar o projecto de construção do memorial, supervisionar a sua implementação, o seguimento da execução dos planos de acção.

A Câmara de Santa Catarina do Fogo, município onde será edificado o monumento, vai diligenciar para disponibilizar o terreno para a sua construção, elaborar o projecto, comparticipar nas despesas e prestar todo o apoio técnico e material necessário para a concretização do projecto.

Já a autarquia de São Filipe, onde residia a maior parte das vítimas mortais e feridos do referido acidente, compromete-se em prestar todo o apoio técnico e material necessário para a construção deste memorial, assim como comparticipar nas despesas decorrentes do desenvolvimento do projecto.

Na ocasião, o presidente da câmara de Santa Catarina, Alberto Nunes, referiu que o acidente marcou o seu município, a ilha e Cabo Verde e que a ideia de edificar um monumento em homenagem às vítimas e familiares terá um sentido pedagógico e chamar atenção para uma condução em segurança e combater a sinistralidade nas estradas da ilha e do país.

Já a presidente do conselho da administração (PCA) da Barreto Vincent Solutions, Luísa Lopes Jorgensen, explicou a ideia da edificação do monumento e o seu enquadramento na responsabilidade social que as empresas têm, salientando que será lançado um concurso a nível da ilha para elaboração do projecto que será implementado em Achada Furna, local onde ocorreu o acidente.

JR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos