Fogo: Investimentos na mobilização de água para agricultura ultrapassam os 300 mil contos – deputado do MpD

São Filipe, 04 Mar (Inforpress) – Os investimentos na mobilização da água para agricultura na ilha do Fogo nos últimos cinco anos ultrapassam os 300 mil contos e permitiram o aumento de perímetros irrigados e disponibilidade de mais água aos agricultores.

Este é o posicionamento dos deputados do Movimento para a Democracia (MpD, poder) pelo círculo eleitoral do Fogo, nomeadamente Filipe Santos, Jorge Nogueira e Carlos Lopes, que hoje concluíram uma visita aos investimentos nos sectores da água e agricultura, visando a preparação do debate no parlamento com o ministro da Agricultura e Ambiente.

O deputado Filipe Santos disse hoje, após visitar as infra-estruturas na zona sul da ilha, que “nenhum Governo fez tanto investimento na mobilização de água para rega e para o consumo humano na ilha do Fogo como o actual”, sublinhando que os investimentos ultrapassam os 300 mil contos na mobilização de água.

A mesma fonte indicou que graças aos investimentos as áreas irrigadas foram aumentadas a nível da ilha, a disponibilidade e regularidade no fornecimento de água tem tido impacto na produção e rendimento das pessoas, destacando a implementação do projecto hidroagrícola para a zona sul da ilha como uma solução definitiva para o sector.

Os deputados do MpD pelo círculo eleitoral do Fogo, na sequência da visita aos investimentos e obras em curso no sector da água e agricultura na zona sul de São Filipe, lembraram que em 2016 o Governo actual encontrou um sector com “problemas graves e gritantes” de água para perímetros agrícolas e para o próprio abastecimento da população.

“O Governo anterior fez investimentos que não resultaram, como a rede de adução de água para zona sul, parque fotovoltaico e centro pós-colheita, com gastos de mais de 700 mil contos, sem trazer resultados para agricultores da ilha do Fogo, com destaque para zona sul”, reiterou o deputado Filipe Santos.

Além dos investimentos nos sectores de água e agricultura, os parlamentares do MpD, que desde segunda-feira encontram-se de visita ao círculo, com passagem pelos três municípios para se inteirar dos investimentos nos mais diversos sectores de actividades, assim como contacto com a população.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos