São Filipe, 22 Mar (Inforpress) – A instalação dos equipamentos hospitalares para as estruturas de saúde da Região Sanitária Fogo/Brava, em curso neste momento, será concluída até a primeira semana de Abril, garantiu o director da região, Evandro Monteiro.
Para o hospital regional São Francisco de Assis, Evandro Monteiro apontou que os novos equipamentos vão trazer “muitos ganhos e mais-valias”, salientando que enquanto dirigentes, mas como médico e cidadão é o concretizar de um sonho há muito almejado.
Com os equipamentos colocados à disposição, o laboratório passará, por exemplo a fazer exames de enzimas cardíacas que está entre as primeiras causas de comorbidade e mortalidade, sobretudo das patologias de fórum cardiocirculatório, realizar hemograma que permitir estudar a hidratação dos pacientes, realização de mais marcadores, inclusive marcadores tumorais para doenças oncológicas, assim como exames de urinocultura, hemocultura, coprocultura, culturas de secreções vaginas, garganta, ouvido, para estudos do tipo de bactéria e definir o antibiótico específico.
Evandro Monteiro indicou que os equipamentos trazem satisfação e vontade de continuar a trabalhar cada vez mais, salientando que o laboratório, com esses equipamentos, passa a responder quase 100 por cento (%) das patologias a nível da ilha e por isso acredita que o hospital estará em melhores condições, pelo menos, de diagnosticar as patologias mais frequentes, para a satisfação das pessoas que não terão necessidade de se deslocar a serviços privados para obter as mesmas respostas.
Monteiro salientou que o laboratório passará também a fazer exames PSA que ajuda, segundo o mesmo, a estudar as patologias prostáticas oncológicas mais frequentes e vai ter uma capacidade de respostas.
Outro serviço que ganhou muito foi o de ginecologia obstetrícia que ganhou um vídeo colposcópio que ajuda a fazer um exame de colposcopia para detectar e ver eventuais lesões do colo uterino.
Este equipamento associado ao mamógrafo vai permitir ao hospital dar uma resposta mais de perto à problemática de cancro uterino e da mama.
“O serviço de ginecologia recebeu também um ecógrafo novo, moderno com todas as sondas possíveis e imaginários que existe no mercado”, disse o director do hospital, salientando que com a sua instalação todo o processo investigativo e de seguimento das gestantes vai ser feita no próprio serviço e sem a necessidade de deslocação para o serviço de radiologia para realizar os exames.
Igualmente o serviço de fisioterapia foi equipado com aparelhos novos e mais sofisticados do que dispunha e que irá permitir fazer um melhor trabalho.
“Este é um projecto enorme e que responde a muitos problemas e com algumas particularidades no que toca à manutenção porque há uma garantia de fiscalização preventiva e correctiva durante dois anos que se traduz na continuidade do serviço e da vida dos equipamentos”, referiu Evandro Monteiro, lembrando que a problemática da manutenção dos equipamentos médicos era um problema que foi equacionado com este projecto.
O centro de saúde dos Mosteiros vai ter um novo serviço de estomatologia com capacidade para prestação de cuidados mais diferenciados, mas também o serviço de radiologia com aparelho que permite fazer exames radiológicos de qualidade superior em termos de imagem, devendo os equipamentos que se encontram nos Mosteiros ser transferidos para o centro de saúde de Santa Catarina do Fogo.
Para o Centro de Saúde da Brava, onde um dos problemas mais importante da saúde pública é a saúde oral, foram disponibilizados equipamentos de estomatologia modernos igual das outras estruturas de saúde a nível nacional, referiu.
JR/HF
Inforpress/Fim