Fogo: Governo vai lançar projecto de utilização de bicicletas e motorizadas para venda de peixe

São Filipe, 31 Jan (Inforpress) – O Governo irá lançar, nos próximos dias, um projecto de âmbito nacional, de utilização de meios de transportes como de bicicletas e motorizadas para a comercialização de peixe.

O anúncio do lançamento para breve deste projecto foi feito, sábado, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, no acto de inauguração da estrada de acesso à praia cais, na localidade de Relva (Mosteiros).

“Estamos fortemente empenhados no sector da pesca, quer na formação como no fornecimento de equipamentos de segurança. Vamos lançar um programa a nível nacional de bicicletas e motorizadas que possam acomodar arcas e que produz energia para a conservação do pescado”, disse o chefe do Governo, justificando que há muitos jovens e rapazes que vendem peixes, mas com muitas dificuldades.

Segundo o primeiro-ministro, as bicicletas ao pedalar vão produzir a energia para conservar o peixe de modo que chegue ao mercado em boas condições, com menor encargo e menos sofrimento por parte das pessoas.

Com relação aos pescadores que utilizam o ponto de desembarque de pescado de praia cais, Ulisses Correia e Silva referiu que depois da construção da estrada de acesso que permite resolver minimizar os problemas, nomeadamente de transporte dos motores na cabeça, serão instalados cacifos para que possam guardar, em segurança, os seus materiais e equipamentos da pesca.

Além disso, Ulisses Correia e Silva anunciou outras intervenções, nomeadamente a formação quer dos pescadores como das peixeiras e a disponibilização de outros equipamentos para que possam desenvolver as suas actividades em melhores condições.

Por sua vez, a câmara dos Mosteiros propõem desenvolver a fileira da pesca, através da conclusão das obras de reconstrução da casa dos pescadores de praia Lantcha (Igreja), formação e capacitação dos pescadores em técnicas modernas de navegação e adequação das embarcações, formação das peixeiras e demais operadores da pesca, instalação de uma unidade de frio para a conservação do pescado.

O vereador Jaime Monteiro Júnior indicou que a intervenção no sector da pesca é para melhorar as condições de trabalho e por isso pretende trabalhar na aquisição de malas térmicas para a venda ambulante.

JR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos