Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Governo e câmara pretendem estabelecer parcerias para aquisição da casa onde nasceu Pedro Cardoso 

São Filipe, 11 Set (Inforpress) – O Governo, através do Ministério da Cultura e das Industrias Criativas e a Câmara Municipal de São Filipe equacionam estabelecer parceria para aquisição da casa onde nasceu o poeta Pedro Cardoso.

A casa, situada na parte histórica da cidade de São Filipe, nas proximidades do Presídio e junto ao largo baptizado com o nome do poeta Pedro Cardoso, foi colocada à venda pelos familiares.

Durante a visita ao espaço, o ministro da Cultura, Abraão Vicente, anotou o contacto colocado na placa de venda para posteriormente contactar os familiares.

O minstro disse que interessa ao Governo e a câmara a sua aquisição, mas indicou que “não vai avançar sem anuência dos familiares”.

 “Muito mais do que comprar a casa de Pedro Cardoso é entender o interesse patrimonial do edifício e o que podemos fazer a partir do edifício e o que podemos colocar dentro”, disse Abraão Vicente, lembrando que Pedro Cardoso é “um dos grandes nomes” da cultura cabo-verdiana, e não apenas da ilha do Fogo, pela sua “pujança, intelectualidade, reverência poética e intelectual”.

O governante disse que se trata de uma figura que “merece ser resgatada” para o todo nacional, sublinhando que “teve o azar” de não ser uma figura intelectual do Mindelo ou da Praia”.

Justificou Mindelo, porque a intelectualidade cabo-verdiana, de certo modo, forjou-se nessa cidade, mas, segundo o mesmo, Pedro Cardoso é uma figura nacional e será resgatado mais cedo ou mais tarde como “um dos grandes nomes” da literatura cabo-verdiana e da intelectualidade.

Abraão Vicente defendeu que é preciso entender como homenageá-lo a partir da casa do seu nascimento, que será o ponto da partida, e que o seu ministério da Cultura vai contactar os familiares para entender o nível de negociação.

No entanto, disse que já foi decidido avançar “imediatamente” com a requalificação da praça Pedro Cardoso, onde se localiza o busto do poeta, e perceber o processo de revitalização da sua memória.

Para o presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, a ideia de adquirir a casa de Pedro Cardoso, em parceria com o Governo, vai no sentido de se evitar que caia nas mãos de privados e que podem dar outro uso à casa, sublinhando que a ideia da autarquia é transformá-la “numa casa da cultura”.

Nuías Silva reforçou que o Ministério da Cultura já se comprometeu em enviar, na próxima semana, uma equipa de arquitectos para ajudar a câmara a trabalhar um conjunto de projectos, mas também na requalificação da Praça do Presídio e da Praça Pedro Cardoso e na recuperação do busto do poeta.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos