Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Género e agricultura tema da segunda mesa de diálogo promovida pelo projecto Terra de Valor

São Filipe, 05 Jun (Inforpress) – O projecto na área de agricultura e ambiente, denominado Terra de Valor, promove na próxima terça-feira, 08 de Junho, a segunda mesa de diálogo cujo tema será “género e agricultura”.

Esta mesa de diálogo, sobre o desenvolvimento rural da ilha, pretende criar espaços de diálogo entre agricultores, produtores, cooperativas, associações, pequenas empresas e organizações e autoridades locais para discussão das dificuldades existentes neste sector e juntos procurarem soluções para essas dificuldades.

Esta actividade visa proporcionar cooperação e compromisso entre os actores, promovendo a criação de uma cadeia de valor agrícola sustentável e inclusiva, assim como fortalecer a perspectiva do género.

Esta mesa de diálogo, em que participam agricultoras e criadoras de gado, conta também com a participação da representante legal da Cospe em Cabo Verde e especialista nas questões de género, Carla Cossu, da presidente da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) e da Comissão Regional de Parceiros do Fogo (CRP-Fogo), Maria Antónia Garcia e representante do Movimento Eco Feminismo Cabo Verde, Giseila Garcia.

O projecto prevê, entre outras actividades, implementar uma análise participativa de duas cadeias de valores, nomeadamente, a horto-fruticultura e os produtos lacticínios.

O projecto Terra de Valor é co-financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICD) e a sua implementação envolve várias parcerias, nomeadamente, do Coopermondo, da COSPE onlus, da Citi-Habitat, do Laço Branco, das Câmaras Municipais de Santa Cruz e Santa Catarina do Fogo, do Ministério da Agricultura e da Comissão Regional de Parceiros (CRP) de Santiago Norte e Fogo.

O projecto Terra de Valor apoia jovens e mulheres, das ilhas de Santiago e do Fogo, fornecendo conhecimentos e instrumentos para que se tornem “donos e donas da própria vida e acreditem no próprio futuro, valorizando o grande património natural e cultural de Cabo Verde e recuperando a dignidade de trabalhar a terra”.

O projecto propõe um processo participativo e inclusivo, no qual jovens e mulheres, agricultores e agricultoras, associações de produtores e produtoras, cooperativas, serão os protagonistas, identificando as próprias necessidades, analisando problemas e realizando soluções.

JR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos