Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Fornecedoras de plantas promovem mini feira para divulgar e comercializar plantas ornamentais

São Filipe, 24 Jul (Inforpress) – Três fornecedoras de plantas ornamentais da ilha do Fogo promoveram hoje, no largo de Cruz dos Passos (São Filipe), uma mini feira para divulgação e comercialização das plantas ornamentais.

Ana Matias, a fornecedora da cidade de São Filipe e promotora da iniciativa, disse que há muito que tinha a ideia de organizar uma actividade do género e que só agora está a conseguir pôr em prática a ideia, para que as pessoas possam conhecer um pouco das espécies de plantas que ela e as outras duas fornecedoras comercializam, nomeadamente plantas ornamentais para jardins e interior das casas.

Ana Matias, que abriu há alguns meses uma pequena loja na cidade de São Filipe, disse que a mesma está a evoluir, dia a dia, e que as pessoas estão a habituar-se, porque, explicou, antes não havia tradição na ilha de compra de plantas, mas apenas doação.

Com relação a esta mini feira, a primeira que se realiza na ilha, Ana Matias disse que conta com várias variedades de plantas ornamentais e que a iniciativa mereceu uma boa aceitação por parte das pessoas que passaram pelo largo de Cruz dos Passos e que também adquiriram algumas plantas.

Esta sublinhou que actualmente compra algumas espécies nas ilhas de Santiago (Praia) e S.Vicente, mas que tenciona criar um viveiro para produção local de plantas ornamentais, mas também de plantas de chá e de outras espécies para serem comercializadas na ilha.

Outra expositora foi Luciana Timas que há mais de sete anos dedica esta actividade no município dos Mosteiros e que foi convidada para participar nesta iniciativa com as suas plantas.

Segundo a mesma, constitui uma oportunidade para mostrar as espécies de plantas que comercializam e por isso mostrou-se satisfeita por ter participado com várias espécies de plantas ornamentais, quer para interior quer para exterior das casas.

Esta defende igualmente a realização de mais eventos do género, sobretudo para a comercialização, já que, salientou, “há período em que a venda de plantas é quase nula”, podendo assim cativar as pessoas.

Nesta mini-feira participou igualmente a fornecedora de Ponta Verde, do interior norte do município de São Filipe, com várias espécies de plantas.

O preço das plantas varia consoante as espécies, sendo as de produção local mais barata que as que são mais difíceis de se encontrar.

Apesar da pouca publicitação, muitas pessoas, sobretudo as donas de casa, passaram na manhã de hoje pelo largo de Cruz dos Passos.

JR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos