Fogo: Festividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe decorreram dentro da normalidade – PN

São Filipe, 03 Mai (Inforpress) – O Comando Regional da Polícia Nacional (PN) considerou hoje que as festas do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, na ilha do Fogo, decorreram dentro da normalidade e sem registo de grandes incidentes.

O comandante regional da PN, Herminio da Veiga, ao fazer o balanço disse que “foi bastante positivo”, porque, explicou, durante uma semana e tendo em conta as intensas actividades realizadas, PN esteve sempre na linha da frente garantindo segurança e ordem, quer nas actividades políticas como desportivas, culturais e recreativas, mas também a fiscalização do trânsito e de entrada e permanência de menores nos espaços vedados aos mesmos.

Assim, segundo dados disponibilizados pelo comandante regional, de 18 de Abril a 02 de Maio, foram registados seis acidentes de trânsito, com ferimentos ligeiros e danos materiais avultados em alguns casos, sendo dois capotamentos, um na saída de Xaguate (São Filipe) na madrugada do dia 01 de Maio, provocando quatro feridos ligeiros e outro na noite de 30 de Abril, na zona de Fonte Aleixo-sul (Santa Catarina do Fogo), com seis feridos ligeiros.

Em termos de detenção de pessoas, no mesmo período foram detidas seis pessoas que foram apresentadas ao Ministério Público e 38 foram conduzidas para Esquadra Policial para identificação, disse o subintendente, observando que “houve muita movimentação de pessoas e viaturas” durante as festas.

Ainda a nível de trânsito rodoviário foram fiscalizadas 115 viaturas, acções que resultaram na apreensão de dois veículos, tendo a PN efectuado 15 testes de álcool e detido uma pessoa com nível acima do recomendado e aplicado coimas em 14 viaturas.

Antes das festas, a PN deteve um indivíduo na posse de arma de fogo, na sequência de uma denúncia de tentativa de ameaça, tendo sido apresentado às autoridades judiciais que como medida de coação aplicaram prisão preventiva.

O comandante regional da PN deu os parabéns aos sanfilipenses e a todos que estiveram nas festividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe pelo comportamento e colaboração, observando que durante este período a PN não registou casos de agressão com armas de fogos ou brancas, nem de roubos/furtos e outros tipos de denúncias.

No entanto, a PN registou casos de residências/estabelecimentos comerciais que aproveitaram patrocínios das marcas de cerveja para pintura fachadas das residências e essas pessoas já foram notificadas verbalmente e depois serão notificadas por escrito para que tenham em conta a lei de álcool em vigor e que proíbe qualquer tipo de publicidade e instiga o consumo do álcool.

Herminio da Veiga disse que a PN juntamente com as entidades competentes, nomeadamente o IGAE e a coordenação do álcool e outras drogas, serão tomadas as medidas necessárias.

O subintendente agradeceu a todos os efectivos da PN, desde oficiais a agentes pelo seu engajamento, sentido de prontidão e disponibilidade durante o período de festas, assim como ao contingente que a Direcção Nacional da PN disponibilizou.

Igualmente agradecer às instituições parceiras como a Câmara Municipal de São Filipe, Serviço de Protecção Civil, Delegacia de Saúde e a Direcção Nacional do Património do Estado que disponibilizou espaço para alojamento dos efectivos que vieram da Cidade da Praia.

JR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos