Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Excelente resultado da Aguabrava com impacto na melhoria substancial no abastecimento de água – administração

São Filipe, 10 Mar (Inforpress) – A Empresa Intermunicipal de Águas, Águabrava, obteve nos últimos dois anos um excelente resultado, traduzido na melhoria substancial das condições de abastecimento de água, sobretudo na ilha do Fogo, disse o administrador/delegado, Rui Évora.

O conselho de administração (CA) da empresa, que se reuniu no dia 08 de Março para apreciar e aprovar a conta de gerência e o relatório de actividades de 2019, a proposta de orçamento, de plano de actividades e de investimento para 2021 e avaliar o desempenho da empresa nos últimos dois anos, congratulou-se com “o excelente resultado alcançado”.

Este resultado traduz-se na melhoria do abastecimento de água, quer em quantidade e qualidade como na taxa de cobertura das populações abastecidas por água canalizada, mas também reflectidas nos principais indicadores técnicos e financeiros da empresa nos últimos dois anos.

Quanto à situação do abastecimento de água na ilha do Fogo o CA constatou que da grave situação de irregularidade no fornecimento de água que existia, há dois anos, conseguiu-se com um esforço satisfatório de investimentos com recursos próprios da empresa reforçar as condições de disponibilidade de água garantindo de forma continua o abastecimento de água em toda a ilha do Fogo, não acontecendo a mesma coisa com a ilha Brava.

Já com relação aos indicadores que reflectem o bom desempenho da empresa, Rui Évora fez referência ao aumento considerável do volume de água entrado no sistema com um aumento na ordem dos 32 por cento (%) de 2018 para 2020, do volume da água facturada para a agricultura e para a pecuária com um aumento na ordem dos 116%, passando de 153 mil metros cúbicos/ano para 331 mil metros cúbicos/ano em igual período.

A redução do volume de água não facturada (perdas) na ordem dos 16%, o aumento do valor total de proveitos operacionais, na ordem dos cinco por cento, a redução substancial do custo de energia da rede por metro cúbico de água facturada na ordem dos 42%, passando de 127 escudos metros cúbicos para 74 escudos no igual período, são ganhos apontados por Rui Évora.

Em termos de poupança obtida com a introdução de energia fotovoltaica no processo de produção e distribuição de água os ganhos foram na ordem dos 130%, passando de quatro mil contos em 2018 para nove mil e 500 contos em 2020.

O número de clientes activos da Águabrava registou um aumento de mais de 22%, de 2018 para 2020, passando dos 10.287 para 12.565 clientes em toda a região Fogo/Brava, sem contar com os clientes da agricultura e pecuária que registou um aumento de 16%, passando de 212 para 273 em igual período.

Com relação à qualidade da água, Rui Évora salientou que a empresa conseguiu melhorar a água fornecida às populações das zonas norte e noroeste da ilha que antes consumia uma água com uma elevada concentração de sais totais, perto do valor máximo admissível e que neste momento a qualidade é equiparada a da cidade de São Filipe.

Além da redução do nível de concentração de sais solvidos na água, Rui Évora avançou que em termos de qualidade a empresa criou as mínimas de condições para o funcionamento e operacionalização do seu laboratório que neste momento tem condições para fazer o controlo físico-químico da água, estando a trabalhar para criar as condições para o laboratório passar a fazer análises microbiológicas ou bacteriológicas da água.

O administrador-delegado explicou que nos casos em que não seja possível fazer as análises no laboratório da empresa, recorrem à assistência técnica da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS), para as análises, sublinhando que de algum tempo a esta parte a empresa tem dispensado uma atenção muito particular à questão de tratamento prévio e do controlo da qualidade da água.

JR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos