São Filipe, 27 Jan (Inforpress) – O presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, disse que a sua equipa está a cumprir com aquilo que é a ambição dos sanfilipenses, residentes e na vasta diáspora.
“Estamos a cumprir com São Filipe e connosco em termos de honestidade intelectual para o desenvolvimento do município”, disse o edil Nuías Silva ao fazer a avaliação da visita que o Presidente da República efectuou ao município de São Filipe, na qualidade de presidente da comissão de honra do centenário para fazer o encerramento da programação.
Este avançou que aproveitou a oportunidade para mostrar ao Presidente da República os esforços municipais para transformar São Filipe num município muito mais atractivo e competitivo como prometeu por altura das eleições, através de visita a um conjunto de obras municipais.
Nuías Silva mostrou-se satisfeito, sobretudo porque o mais alto magistrado da nação vê e consegue interpretar aquilo que é a visão que a câmara quer para o município e para a ilha, observando que não é um trabalho acabado, mas é de toda uma equipa e de todos os sanfilipenses, sejam os que criticam como os que encorajam, lembrando que através de diálogo, críticas e apoio a sua equipa consegue melhorar a cada dia e dar São Filipe aquilo que merece.
Os dois anos de mandato, afirmou, foram pautados por planeamento, socialização, lançamento e arranque das obras, estando agora na fase de começar a projectar a conclusão e as inaugurações.
“Ainda, no quadro da festa de São Filipe 2023, vamos projectar a última parte das grandes obras que prometemos, nomeadamente o pavilhão desportivo Simão Mendes, na cidade e cujo concurso será lançado no início do segundo semestre, o estádio de Patim, o matadouro municipal, a requalificação das vilas de Patim (sul) e Ponta Verde (norte) com planos de desenvolvimento, praças, arruamentos e vias alternativas, sem esquecer a colocação de relva no campo de Ponta Verde.
Com relação à requalificação das duas vilas, Nuias Silva disse que a câmara está a trabalhar nas praças que serão concluídas neste mandato, assim como as infraestruturas desportivas, e paulatinamente trabalhar as vias alternativas e de arruamento, permitindo que as duas vilas constituem em alavancas fundamentais para o processo de desenvolvimento socioeconómico que se pretende para o município.
“Esperamos continuar com o apoio de todos, do Governo, da vasta diáspora, dos munícipes e dos eleitos municipais para o processo que estamos a executar e que são ganhos de todos”, referiu.
Relativamente à Casa de Munícipe de Ponta Verde para servir toda a zona norte do município, que está devidamente equipada e que foi visitada pelo Presidente da República, Nuías Silva disse que poderia estar a funcionar, mas que faltam pequenos retoques que a câmara deixou para altura da inauguração tendo em conta as condições climáticas da localidade.
Segundo o mesmo, neste momento aguarda-se que a parceira Correios de Cabo Verde faça os investimentos para a abertura da sua loja para poder inaugurar a Casa do Munícipe de Ponta Verde, assim como a instalação da máquina ATM, de modo que os munícipes da zona norte tenham acesso aos serviços que são prestados em São Filipe.
Quanto à possibilidade da abertura de uma terceira Casa do Munícipe para cobrir a parte alta do centro do município, Nuías Silva disse que a câmara vai equacionar a possibilidade e em havendo disponibilidade dos parceiros poderá acontecer, mas deixou claro que não será a breve trecho.
JR/ZS
Inforpress/Fim