Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Especialistas do Projecto Vitó participam da expedição Imirabilis2 para levantamento e censo de aves marinhas

São Filipe, 20 Jul (Inforpress) – A associação Projecto Vitó vai participar durante uma semana com três especialistas na expedição científica “Imirabilis2”, no âmbito do programa IAtlantic, cujo objectivo é fazer o levantamento e censo das aves marinhas no norte Atlântico.

O Projecto IAtlantic – Integrated Assessement of the Atlantic marine Ecossystems in Space And Time (avaliação integrada dos ecossistemas marinhos do Atlântico no espaço e no tempo) e os especialistas da organização não-governamental foram convidados a fazer parte da missão entre Vigo e Canárias (Espanha), devido à boa colaboração existente entre a Universidade de Barcelona, Instituto Espanhol de Oceanografia e Associação Projecto Vitó.

O director executivo do Projecto Vitó, Herculano Dinis, que integra a equipa dos especialistas do projecto, disse à Inforpress que a bordo do cruzeiro científico, Sarmento Gamboa, estará um pequeno grupo de mais de 30 investigadores europeus, além dele e de Nadito Barbosa, os únicos cabo-verdianos a participar desta expedição, acompanhado de um investigador sénior espanhol em representação do projecto.

A missão de investigação está dividida em duas fases, que têm objectivos diferentes e envolvem diferentes equipas, sendo que a equipa da associação Projecto Vitó participa na primeira etapa da expedição que constitui uma oportunidade para treinamento e experiência em levantamento de aves marinhas e técnicos de censo, assim como recolher novos dados sobre a abundância e distribuição de aves marinhas nesta área do Atlântico.

O director executivo da associação Projecto Vito, que já se encontra em Espanha a cumprir a quarentena, salientou que a viagem decorrerá de 23 a 30 de Julho.

A associação de conservação e uso sustentável dos recursos, Projecto Vitó, recorde-se, tem estado a implementar um projecto de preservação/conservação de aves marinhas quer na ilha do Fogo como nos Ilhéus Rombos, através do financiamento da Fundação MAVA.

JR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos