Fogo: ESDIME realiza acção de informação sobre preservação ambiental de ecossistemas costeiros para alunos

São Filipe, 20 Mar (Inforpress) – A Agência para Desenvolvimento Local do Alentejo Sudoeste (ESDIME), responsável pela execução do projecto de requalificação da estância balnear de Salinas, promove quinta-feira uma acção de informação sobre preservação ambiental de ecossistemas costeiros.

Esta acção de informação é destinada a cerca de seis dezenas de alunos da escola do Ensino Básico Integrado de São Jorge, comunidade mais próxima de Salinas, e, para além dessa actividade, os responsáveis do projecto vão proporcionar uma caminhada guiada aos estudantes.

O responsável local de ESDIME, Belicio de Pina, disse que além disso e no quadro do desenvolvimento de uma acção de formação e apoio ao desenho de projecto de intervenção, está agendado para sexta-feira, 22, um encontro na escola de São Jorge com os formandos para recolha dos planos de negócios que serão analisados para depois apoiar a implementação do melhor dos planos.

Para o dia 23 está previsto a realização do segundo fórum de Governança Local para a gestão da Piscina Natural de Salinas, onde será feito o ponto da situação geral do projecto, apresentação dos resultados, através de relatos das pessoas que estão a frequentar as acções de formações.

No fórum participam representantes do conselho do projecto, constituído pelas associações dos pescadores do porto de Salinas, de guias turísticos de Chã das Caldeiras e do turismo da ilha do Fogo, Parque Natural e Câmara Municipal de São Filipe, assim como outras instituições parceiras convidadas.

Neste evento será definido a data para acção de limpeza/sensibilização no local antes da inauguração, apresentação da proposta do modelo de gestão do centro multi-uso, divulgação do site e as informações contidas nele e socializar o tipo de conteúdo que poderá agregar o valor e compor essa plataforma, sendo que o fórum conta com a presença da coordenadora do projecto, Ema Barros.

A anteceder ao fórum os responsáveis tem agendado um encontro com o coordenador do Centro de Emprego e Formação Profissional para inteirar do andamento das acções de formação, seguimento dos estágios e data da conclusão/entrega de certificados.

O projecto “Ecoturismo na piscina natural de Salinas”, recorda-se, é financiado pela União Europeia, e a previsão para o término das obras é o próximo mês de Abril.

O projecto beneficia de um financiamento da União Europeia no valor de 357.499 euros, mais de 39.300 contos), corresponde a 75 por cento (%) do investimento total que é de 476.666 Euros (52.400 contos cabo-verdianos), e tem como objectivo global a diversificação da oferta turística do Fogo.

Salinas é uma baía que abriga um pequeno porto de pesca e uma piscina natural desenhada pela rocha vulcânica e uma das principais referências turísticas da ilha do Fogo (uma das sete maravilhas da ilha) e com a execução do projecto as autoridades locais esperam que este espaço, que já é visitado por muitos nacionais e turistas, passam a receber muito mais gente porque passa a oferecer outras condições.

O projecto surge no contexto da definição estratégica do posicionamento de São Filipe e da ilha no desenvolvimento da actividade turística.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos