São Filipe, 25 Jan (Inforpress) – A empresa Fogo Entertainment será responsável pela produção das actividades comemorativas das festas do dia do município e da bandeira de São Filipe 2023.
A assinatura do contrato para a prestação de serviços de produção, promoção e realização do festival associado às festas de São Filipe 2023 aconteceu hoje no salão nobre da câmara de São Filipe, tendo o documento sido rubricado pelo presidente da câmara, Nuías Silva, e o PCA da Fogo Entertainment, Paulo Brandão.
Paralelamente à assinatura do protocolo foi “socializado” o logotipo das festas e o tema da edição deste ano das festas “Nôs emigrantes” (nossos emigrantes) em homenagem aos emigrantes da ilha espalhados pelos diversos cantos do mundo.
Para o edil de São Filipe a assinatura do acordo com a Fogo Entertainment é um sinal de confiança da autarquia na promoção do sector privado, passando a câmara a ocupar-se das actividades que promovam o internacional São Filipe enquanto município competitivo e atractivo.
“É a primeira vez, na sua história, que a festa de São Filipe tenha um logotipo que anualmente será utilizado em todas as actividades da bandeira e em toda comunicação institucional”, disse Nuías Silva, indicando que este logotipo é muito mais do que um simples design artístico já que consegue retratar num só símbolo toda a história da cidade e da festa, e de forma muito bem conseguida, observado que o logotipo traduz o espírito da cidade e da festa.
Com relação ao tema, Nuías Silva explicou que resultou de um diálogo e que foi trabalhado desde a primeira hora para homenagear a vasta diáspora, sublinhando que o tema “Nôs emigrantes” simboliza o regresso à terra.
“Os emigrantes da segunda e terceira gerações que ouviram falar da ilha através dos seus avós é uma grande oportunidade para visitar a ilha”, advogou Nuías Silva, indicando que a festa de São Filipe é produto turístico-cultural.
Para o autarca, desde a primeira edição das festas na sua gestão, a filosofia da câmara foi de tentar desenhar um produto turístico-cultural e continua neste caminho, corrigindo aquilo que não correu bem no ano passado.
“É um grande sonho e uma grande ambição de que a festa vai ser fenomenal para todos este ano”, disse Nuías Silva, que espera reunir com os operadores do sector do turismo para trabalhar este produto turístico-cultural, adiantando que daqui a dois anos a festa de São Filipe não será a mesma, pois, a intenção é internacionaliza-la, tendo apelado o governo para apoiar fortemente a entidade organizadora para poder mostrar a verdadeira morabeza cabo-verdiana através desta festa que não é de São Filipe, mas de todo Cabo Verde.
“Não é a câmara que faz a festa de São Filipe grande, são os sanfilipenses”, destacou Nuías Silva, sublinhando que a empresa Fogo Entertainment tem a incumbência, no âmbito do contrato, para negociar a internacionalização das festas.
Com a assinatura do contrato mais cedo que o ano passado vai permitir introduzir algumas inovações, nomeadamente divulgação das festas no exterior, nomeadamente Estados Unidos para mobilizar e convidar as pessoas a participarem nas festas, mas também ter capacidade para realizar actividades depois das festas.
Por sua vez, o PCA da Fogo Entertainment, Paulo Brandão, disse que as festas de São Filipe 2023 começaram hoje e serão dedicadas a todos os emigrantes que estão na diáspora, mas também nas outras ilhas.
Segundo o mesmo, as festas começam com a divulgação de séries de informações dos acontecimentos da festa e com passagem pelas várias partes do município e da ilha, assim como da apresentação da festa nos Estados Unidos, onde há maior concentração de emigrantes do município e da ilha do Fogo.
Paulo Brandão disse que a empresa dispõe de uma equipa forte, mas que espera contar com todos, para uma grande festa de São Filipe, apelando os emigrantes a marcarem presença por ser uma oportunidade e momento ideal para regressar e conhecer a ilha e a festa.
A empresa, segundo o responsável, vai apostar muito no regresso de uma festa de São Filipe que marcou gerações, baseando-se em artistas cabo-verdianos e com participação de artistas internacionais.
Sem abrir muito o jogo, Paulo Brandão disse que um dos artistas do Fogo que está confirmado é Buguin Martins, assim como o regresso de um grupo emblemático e com muita relação com a festa e familiar com a ilha do Fogo, Tabanka Jazz.
JR/CP
Inforpress/Fim