Fogo: Enapor conta ter rampa do porto de Vales Cavaleiros operacional a partir de 03 de Agosto

São Filipe, 28 Jul (Inforpress) – A rampa roll-on/roll-off do porto de Vale dos Cavaleiros deverá estar operacional a partir do dia 03 de Agosto e com todas as condições de segurança garantidas, anunciou a Enapor.

Em comunicado, a Empresa Nacional de Administração dos Portos (Enapor) esclareceu que no dia 24 de Julho, por volta das 19:00, o navio Draga Thames teve um acidente durante uma manobra de atracação devido a falhas na passagem do cabo de popa para a terra pelos marinheiros do navio.

A falha acabou por comprometer a atracação do navio que embateu numa das defensas do cais número dois e na rama metálica causando fissuras e quebra na base de betão e consequente deslocamento da torre que sustenta a rampa, refere o comunicado.

Segundo o documento, de imediato foram accionados todos os meios para avaliar as causas do acidente e solucionar de forma mais célere a recuperação dos referidos danos, sublinhando que por questões de segurança, até a reparação total da rampa, a carga e descarga de viaturas estão interditadas, o que não acontece com os passageiros, cujo processo de embarque e desembarque decorre na normalidade.

Neste momento, uma equipa técnica de intervenção está a trabalhar na sua reparação e a previsão da Enapor é para que a situação seja reposta na próxima quarta-feira, 03 de Agosto.

Recorda-se que ultimamente tem-se registado ocorrência de acidentes marítimas no porto ou nas proximidades.

A 13 de Novembro de 2020 registou-se o acidente envolvendo o navio de carga geral “Deimos” que ainda se encontra encalhado nas proximidades, aguardando o processo do seu desmantelamento.

Um ano depois, a 23 de Novembro de 2013 ocorreu outro acidente, desta feita envolvendo o fast ferry Kriola durante a manobra de saída do porto e no dia 24 de Julho de 2022 ocorreu o acidente com o navio Draga Thames que provocou danos na rampa que está sendo reparada neste momento.

JR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos