Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Embaixador dos Estados Unidos da América impressionado com a beleza da ilha

São Filipe, 19 Set (Inforpress) – O novo Embaixador dos Estados Unidos da América (EUA), Jeff Daigle, que efetua a sua primeira visita à ilha, ficou impressionado com a beleza natural e forma calorosa como foi recebido pelas autoridades.

Em declarações aos órgãos da comunicação social, depois de cumprir o primeiro dia de visita para se inteirar dos projectos financiados pelo Governo americano, Jeff Daigle disse que o programa de fruticultura financiado pela Embaixada, por exemplo, atingiu os seus objectivos e que a Embaixada irá desenvolver outros projectos para apoiar a vida das pessoas através de projectos de autoajuda.

Questionado sobre um novo modelo de concessão de vistos de curta duração para os cabo-verdianos, tendo em conta que as relações históricas entre os dois países têm 200 anos de existência, o diplomata reconheceu que “existe uma relação especial entre os Estados Unidos e Cabo Verde e que há mais descendentes cabo-verdianos nos EUA do que em Cabo Verde”.

Segundo o mesmo, centena de cidadãos americanos e cabo-verdianos viajam entre os dois países anualmente para visita a famílias, negócios, turismo, cultura e espera ver um fortalecimento das relações e que o Governo dos EUA está a trabalhar neste sentido.

Jeff Daigle vai participar no fórum de investimento do Governo, no final deste mês, nos Estados Unidos (Boston) e espera ver uma ligação económica mais forte entre Estados Unidos e Cabo Verde.

Nesta visita, o Embaixador, além de encontros com as autoridades locais dos três municípios, visitará alguns projectos financiados pelo Governo americano e encontros (dois) com cidadãos americanos que residem na ilha.

Nesta quinta-feira o dia é dedicado ao município dos Mosteiros, onde, de entre outras coisas, assina um memorandum de entendimento com o núcleo de informação e pesquisa, denominado “American Corner”.

Antes da deslocação aos Mosteiros, Jeff Daigle efectua uma curta visita à escola secundaria Dr. Teixeira de Sousa, para se inteirar do projecto “centro de ensino intercultural Bridgewater” que a escola pretende implementar em parceria com a Bridgewater State University.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos