São Filipe, 09 Nov (Inforpress) – A Embaixada da Alemanha em Cabo Verde financiou um projecto no sector da pesca, submetido pela Associação Fogo Solidário (Afosol), no valor de 700 contos.
O projecto, segundo o presidente do conselho directivo desta organização não-governamental (ONG), Eugénio Veiga, consiste na aquisição de uma embarcação de boca aberta e o respectivo motor, redes de pesca, equipamentos de segurança (coletes), sonda para localização de cardume de peixe, espingarda para pesca submarina e outros equipamentos de mergulho.
O beneficiário deste projecto é uma família da localidade de Maria da Cruz, do município de Santa Catarina do Fogo, cuja actividade económica principal é a pesca.
Parte dos materiais e equipamentos estão na ilha, faltando a chegada da espingarda e outros assessórios.
Na quarta-feira, 10, uma delegação da Embaixada da Alemanha estará na ilha para o acompanhamento da sua implementação e visitar o beneficiário.
Os equipamentos vão permitir, segundo o responsável da Afosol, uma pesca sustentável e combater a pobreza, além de gerar empregos indirectos a outras pessoas da comunidade de Maria Da Cruz.
Além deste projecto no sector da pesca, a Afosol mobilizou, junto da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, recursos para a ligação domiciliária de água a 200 famílias do município dos Mosteiros que ainda não têm acesso à rede pública.
A Câmara dos Mosteiros e a Empresa Intermunicipal de Águas, Águabrava, comparticipam neste projecto através da construção das redes secundárias para permitir as ligações, que devem ocorrer ainda antes do final deste ano.
JR/JMV
Inforpress/Fim