Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo é a primeira a ilha a receber a visita do novo Embaixador dos Estados Unidos da América

São Filipe, 17 Set (Inforpress) – O novo Embaixador dos Estados Unidos da América (EUA), Jeff Daigle, efetua hoje uma visita de quatro dias à ilha, para encontros com autoridades e para se inteirar de projectos financiados pelo Governo norte-americano, assim como encontro com cidadãos americanos.

Segundo uma nota de imprensa da Embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, nesta que é a sua primeira visita, após a nomeação, Jeff Daigle, escolheu a Ilha do Fogo, justificando a escola pela profunda ligação dessa ilha com os Estados Unidos da América, através do primeiro surto de emigração associado à pesca da baleia, sendo o Fogo e a Brava as ilhas de onde saía a maioria dos emigrantes.

Nesta visita, o diplomata, além de encontros com as autoridades locais dos três municípios, visitará alguns projectos financiados pelo Governo americano e reunirá com cidadãos americanos que residem na ilha, visitando igualmente algumas instituições públicas e privadas ligadas à educação e sector privado.

A Embaixada dos Estados Unidos da América, no quadro dos pequenos projectos de auto-ajuda, financiou o projecto de promoção de fruticultura no município de Santa Catarina do Fogo no montante de 7000 dólares, que está sendo implementado em várias localidades, beneficiando 86 famílias com um total de 2.200 plantas fruteiras, visando a promoção de actividades geradoras de rendimento nas comunidades beneficiadas.

Durante a sua deslocação a Santa Catarina, Jeff Daigle vai inaugurar o projecto, numa cerimónia programada para quarta-feira, na localidade de Fonte Aleixo, contando com a presença do autarca e do delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente, beneficiários do projectos e as respectivas famílias.

Na quinta-feira, o Embaixador vai estar no município dos Mosteiros, com o propósito de assinar um memorandum de entendimento com o núcleo de informação e pesquisa, denominado “American Corner”.

Ainda do programa constam visitas ao centro de emigração e imigração (São Filipe), às adegas de vinho Chã (Santa Catarina-Chã das Caldeiras), Sodade (Mosteiros) e Maria Chaves (São Filipe), escola secundaria Dr. Teixeira de Sousa, para se inteirar do projecto “centro de ensino intercultural Bridgewater” que a escola pretende implementar, em parceria com a Bridgewater State University, projectos de Associação Fogo Solidário (AFosol) relacionados com a ligação domiciliária de água a famílias carenciadas na zona norte dos Mosteiros.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos