Fogo/Dia do Município: São Filipe estará completamente transformada em 2023 – Nuías Silva

São Filipe, 27 Abr (Inforpress) – A cidade de São Filipe estará, no próximo ano, completamente transformada, disse hoje o presidente da câmara municipal local, Nuías Silva, no acto da abertura da feira de produtos “made in Fogo”.

“A nossa cidade está em transformação e as bases fundacionais em curso vão permitir criar as condições para que, no próximo ano, por ocasião das festas de São Filipe, tenhamos uma cidade completamente transformada e requalificada com introdução de asfalto nas zonas já consensualizadas”, disse.

Nuías Silva indicou ainda que está prevista a recuperação e transformação do “mítico” largo Cruz dos Passos, que será transformado num pequeno centro comercial para reactivar a vida na parte de alta da cidade, sublinhando que toda a zona do largo vai ser requalificada para criar uma nova centralidade, onde tudo converge e de onde tudo parte.

Este anúncio de que em 2023 grandes obras estarão a terminar, como o estádio 5 de Julho, que já foi demolido e o segundo concurso para a sua construção já tem um vencedor que deverá assinar proximamente o contrato e continuar os trabalhos, mas também a construção da piscina municipal cujo arranque das obras acontecem no dia 29.

Esta infra-estrutura vai trazer grandes eventos para a ilha para gerar a economia e externalidades às famílias, referiu Nuías Silva, indicando que se for realizado três ou quatro eventos por ano em São Filipe, a economia dá um salto qualitativo, além de mostrar a política de combate à pobreza e ao desemprego, transformando São Filipe, num município competitivo.

Com relação à feira de produtos “made in Fogo”, que conta este ano com 26 expositores da ilha, Nuías Silva lembrou que no ano passado tinha prometido para o corrente ano e num contexto fora da pandemia, criar as condições para ter mais dignidade no Largo de Cruz dos Passos para ter uma feira com dignidade.

Segundo o mesmo as condições foram criadas, o espaço é mais atractivo, propício e desejado para que as pessoas exponham os seus produtos e tenham oportunidades de contactos no mercado e possam fazer negócios durante estes dias em que São Filipe “é o centro e capital da cultura em Cabo Verde”.

O autarca agradeceu aos feirantes, nomeadamente, os agricultores, os empresários, os artesãos, as empresas de agronegócios, os pintores e outros que decidiram participar da exposição e apresentar os produtos, quer do município de São Filipe quer dos outros municípios da ilha do Fogo, desejando a todos “sucessos e que consigam fazer bons negócios e contactos”.

Na feira, que decorre até ao dia 30 de Abril, foram disponibilizados espaços para uma equipa da delegacia de Saúde e da Verdefam e no exterior encontra-se a unidade móvel de Saúde da câmara municipal para realização de testes de despiste de HIV-Sida, vacinação contra covid-19 e obtenção de certificado.

JR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos