Fogo/Dia do Município: Sanvicentinos Artur Silva e Nélio Cruz vencem provas de atletismo e de ciclismo

São Filipe, 26 Abr (Inforpress) – O atleta Artur Silva e o ciclista Nélio Cruz, ambos de São Vicente, venceram hoje as provas de atletismo e de ciclismo, respectivamente, das festas do Dia do Município e da bandeira de São Filipe.

Em relação ao atletismo masculino, dos 20 inscritos inicialmente (masculino e feminino) participaram na prova 13 atletas, sendo 11 masculino e duas raparigas, devido a desistência de seis atletas de Santiago (três homens e três mulheres) e um de S.Vicente, devido a dificuldade no transporte das suas ilhas para São Filipe.

Assim, o atleta Artur Silva, que na passada sexta-feira conquistou o primeiro lugar da Corrida de café, realizada nos Mosteiros, sagrou-se vencedor da corrida do Dia do Município de São Filipe, ao fazer o percurso São Filipe/Almada/São Filipe, no tempo de 29 minutos e 54 segundos.

Na segunda posição ficou o atleta da Brava, ele que também na corrida de café ficou na segunda posição, classificou-se Rubem Monteiro, com o tempo de 30 minutos e 21 segundos, na terceira posição o Edy Monteiro do município de Santa catarina do Fogo (30 minutos e 33 segundos) e na quarta posição, Kenny Miranda de Mosteiros (30 minutos e 54 segundos) ele que conquistou por cinco vezes esta prova.

Na prova de atletismo feminino, com a desistência de três atletas da ilha de Santiago, apenas duas atletas de Santa Catarina participaram com Daty Miranda a conquistar o primeiro lugar e a sua companheira Ivania Barbosa na segunda posição.

Artur Silva disse que a prova foi difícil devido a alguma subida e os adversários eram fortes e no início tomaram a dianteira da corrida, mas depois, no regresso, impôs um ritmo mais forte, acabando assim por vencer com um excelente tempo e sem grandes dificuldades.

Já Ruben Monteiro (Brava), segundo classificado, disse que a prova foi “bastante dura e com um sol abrasador” e por isso não foi nada fácil.

Os adversários eram bastante fortes e teve de lutar muito para conquistar o segundo lugar, atras de Artur Silva, que classificou de “um atleta bastante forte”.

No ciclismo, que se realiza hoje no percurso Campanas de Baixo/Cidade de São Filipe, mais de 20 quilómetros, dos 19 inscritos participaram 16 ciclistas das ilhas de Santiago, S. Vicente, Santo Antão, Brava e do Fogo, já que os inscritos de S.Nicolau não conseguiram viajar para a ilha do Fogo.

Nélio Cruz de S.Vicente venceu a prova, seguido de Hernâni da Luz, de santo Antão, Kevin Coutinho, de S.Vicente, Luís Ribeiro, da Cidade da Praia (santiago) e Emanuel Centeio, de Santa Catarina do Fogo.

Nélio Cruz, o vencedor, disse que foi uma corrida “bastante rápida e que exige muita preparação em termos de rapidez”, observando que os representantes de S.Vicente conseguiram o pódio e que por isso o balanço é “extremamente positivo”, agradecendo os patrocinadores Fonseca e Santos e empresa Sita.

O início da prova, segundo o mesmo, “é bem difícil, com subida de cinco quilómetros”, sublinhando que o seu colega conseguiu trabalhar e colocá-lo em vantagem para poder descer e conquistar a prova.

Já Hernâni da Luz, de Santo Antão, que participa pela primeira vez numa prova de ciclismo na ilha do Fogo, mostrou-se satisfeito com o segundo lugar, o que, no dizer do mesmo, foi graças a Karine Mascarenhas que lhe deu todo o apoio para chegar à ilha.

Ele destacou a boa organização da prova, a festa de São Filipe, a morabeza das pessoas do Fogo, afirmando que gostou de participar.

O mesmo classificou o vencedor como um “adversário forte, um dos melhores de Cabo Verde”, lembrando que ele está a fazer um ano de ciclismo e que já evoluiu muito e prometeu trabalhar para conquistar a próxima corrida.

JR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos