Fogo/Dia do Município: Quinze cavalos inscritos para prova de hipismo em São Filipe – Vereador

São Filipe, 26 Abr (Inforpress) – Quinze cavalos estão inscritos para a prova de hipismo, uma das várias actividades desportivas das tradicionais festividades do Dia do Município e da bandeira de São Filipe, cujo valor do primeiro prémio passa de 250 para 500 contos.

O vereador do Desporto da autarquia de São Filipe, João José Canuto, disse ainda que, dos cavalos inscritos, 14 encontram-se na ilha do Fogo, incluindo dois de proprietários da ilha de Santo Antão e que apenas um cavalo chegou da Cidade da Praia.

Os cavalos de proprietários da ilha do Fogo são Armado Cunha, Airley, América Dreams, Vulcão, Badia, Nimocis, Criston, Príncipe Fogo, Brazão, Fogo, Foguete e Império.

Já os cavalos Alderman e Furacão são de proprietários de Santo Antão, mas estão na ilha do Fogo há algum tempo, enquanto Raya, o seu proprietário é da ilha de Santiago.

O sorteio para a primeira fase é realizado na quarta-feira, dia em que se realiza as primeiras corridas para o apuramento dos seis cavalos finalistas que no dia 29 vão discutir os seis prémios, nos valores de 500 contos, 250, 200, 150, 130 e 100 contos, respectivamente.

Quanto à prova de ciclismo que se realiza hoje no percurso Campanas de Baixo/Cidade de São Filipe, mais de 20 quilómetros, estão inscritos 19 ciclistas das ilhas de Santiago, S. Vicente, S. Nicolau, Brava e do Fogo.

No atletismo masculino estão inscritos, igualmente, 19 atletas que vão fazer o percurso Ponta Verde/cidade de São Filipe, e na categoria feminino estão apenas três inscritos.

Já o tradicional torneio de futebol vai ser disputado nos dias 28 e 30 de Abril no campo de São Lourenço entre a equipa campeã da ilha, o Botafogo, e os mistos de São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina e será disputado pela eliminatória.

No primeiro jogo do dia 28 jogam os mistos de Santa Catarina e Mosteiros e o Botafogo e o misto de São Filipe. No dia 30 jogam os vencidos dos jogos do dia 28 e depois, para disputa do troféu do primeiro lugar, os vencedores das duas partidas.

Do programa das festividades constou ainda a prova de corrida de botes, entre o porto de Vale dos Cavaleiros e a praia de Fonte Bila, que foi realizada na segunda-feira, 25, tendo saído vencedora a embarcação Baixada, tripulada pelo trio Gelson Elves Barros Mendes, João Paulo Miranda e Valdemar Alves Amado.

Na segunda posição ficou a embarcação Deus do Mar com o trio Paulo Barros Mendes, Kátio Barros Mendes e Victor e na terceira posição a embarcação Maria José comandada por Manuel António Pina Barros, Raul da Silva Gomes Lopes e Homem do Mar.

A nível de basquetebol o vencedor da edição deste ano da taça do Dia do Município e da bandeira de São Filipe foi a formação do Atlântico, quer em sénior como em júnior, masculinos.

Outras modalidades desportivas serão realizadas como andebol, torneio das velhas glórias em futebol, mas também várias modalidades de jogos de mesa.

Para quarta-feira, 27, dia em que começa a parte tradicional da bandeira de São Filipe, inicia-se o pilão, lançamento da segunda edição do prémio da Garantia, início da feira de produtos “made in Fogo”, abertura da exposição de pintura de artistas plásticos da ilha.

Pela Casa das Bandeira já passaram alunos da escola secundária Pedro Pires (Ponta Verde), dos jardins infantis Capelinha, Primeiros Passos, Passarinho de Pena Azul, Denise, Santa Clara, assim como os idosos do centro de dia da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV).

JR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos