Fogo/Dia do Município: Ecoparque de Santa Luzia e o parque infantil abertos ao público a partir de hoje

São Filipe, 29 Abr (Inforpress) – O ecoparque do Alto de Santa Luzia, nas proximidades do aeródromo de São Filipe, incluindo fitness park e o parque infantil, estão disponíveis, a partir de hoje, aos munícipes de São Filipe.

A inauguração da primeira fase dessa infraestrutura de lazer, que foi cofinanciada pelo Governo, através do Fundo do Ambiente, aconteceu na tarde desta sexta-feira, no âmbito das festividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe e foi presida pela ministra das Infraestruturas, Eunice Silva, e pelo presidente da Câmara de São Filipe, Nuías Silva.

Na ocasião, a titular da pasta das Infraestruturas, em representação do Governo, disse que este equipamento é um activo público que resulta de uma parceria, que vem acontecendo um pouco pelo país, entre o Governo e as câmaras municipais, sendo que neste caso particular, também com parceria de sociedade civil.

“É um exemplo a replicar dada a beleza e ao impacto que tem no visual junto do aeródromo”, pontuou Eunice Silva, indicando que é também um espaço de lazer da cidade e por isso outros espaços locais e nacionais devem colher projectos desta natureza.

Na sua intervenção, avançou que o Governo tem apostado em actividades do tipo e tem estado a trabalhar e fazer parcerias com as câmaras, transferindo recursos, nomeadamente dos fundos do Ambiente e do Turismo.

“Sendo bem aplicado, os recursos impactam e transformam as comunidades e essa transformação deve manter-se para além do local onde foi executado”, referiu Eunice Silva, manifestando a disponibilidade do Governo em continuar com parceria do género.

A titular da pasta da Infraestrutura referiu também ao programa PRRA que tem várias valências, sendo uma delas a requalificação urbana, dos espaços históricos e de casas, que são executadas directamente pelas câmaras municipais, sublinhando que as actividades que ultrapassam a capacidade técnica das autarquias são executadas pelo Governo.

“Estamos a prever a continuidade do PRRA e há financiadores internacionais que já manifestaram interesses em continuar a apoiar o programa”, disse Eunice Silva, que pediu às pessoas que façam “bom proveito desta infraestrutura que custou dinheiro e que deve ser valorizada”.

O presidente da Câmara de São Filipe, Nuías Silva, referiu que se está a inaugurar apenas a primeira fase do ecoparque de Santa Luzia, co-financiado pelo Fundo do Ambiente em mais de cinco mil contos, acrescentando que se trata de um investimento “muitíssimo superior a este valor” e que resultou da “cooperação profícua” da câmara, Governo e organizações da sociedade civil.

“O parque infantil construído de raiz foi financiado por uma igreja evangélica e estamos a mobilizar parcerias para terminar a fase de equipamento das placas para a prática das actividades nas três placas que já foram concluídas”, aludiu o autarca, sublinhando que neste momento já se arrancou a segunda fase, que é de construção de uma zona de estacionamento e calcetamento das vias de acesso e interna.

Nuías Silva espera contar com parcerias do Governo para transformar esta zona num “pulmão verde da cidade e num espaço agradável para prática de ginástica com segurança”, lembrando que é uma zona inacessível à habitação por ser uma área de servidão aeroportuária.

O autarca indicou que a partir de hoje o espaço fica aberto ao público, prometendo que até final do ano, espera ter concluída a segunda fase e ter em fase avançada ou mesmo concluída a terceira fase, com a colocação dos equipamentos nas placas e sua disponibilização para prática do desporto.

JR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos