Fogo: Cavalos da prova de hipismo agrupados em seis séries – vencedores apuram-se para a final

São Filipe, 27 Abr (Inforpress) – Os 15 cavalos inscritos para a prova de hipismo das tradicionais festividades do Dia do Município e da bandeira de São Filipe disputam hoje a passagem para a fase final da prova.

Os cavalos foram agrupados em seis séries, sendo três com três cavalos cada e outras três com dois cavalos, segundo o sorteio realizado na noite de terça-feira, 26, com a presença dos proprietários e dos membros da comissão da prova.

A primeira série é formada pelos cavalos “Vulcão”, do proprietário Cloves Teixeira (Fogo), e “Furacão”, do proprietário Ivandro Rodrigues (Santo Antão), a segunda pelos cavalos “Airley”, do proprietário Arlindo Lopes (Fogo), e “América Dreams”, de Cloves Teixeira (Fogo).

A terceira série é constituída pelos cavalos “Fogo”, de Manuel Gomes (Fogo), “Foguete”, de Norberto Araújo (Fogo), e” Alderman”, de Erick Silva (Santo Antão), a quarta pelos cavalos “Nimocis” e “Criston”, ambos do proprietário Salomão Amado (Fogo), e “Império”, de António Lopes (Fogo).

A quinta série é formada pelos cavalos “Brazão”, de Clayton Alves (Fogo), e “Raya”, de um proprietário da ilha de Santiago, e a sexta e última série constituída pelos cavalos “Armando Cunha”, de Raul Fernandes (Fogo), “Príncipe do Fogo” e “Badia”, ambos de Salomão Amado (Fogo).

Os vencedores de cada série apuram-se para a fase final que se realiza no próximo dia 29, no hipódromo de São Filipe, sendo que o primeiro classificado deste ano terá um prémio no valor de 500 contos.

Além da primeira fase da corrida de cavalos, da programação para hoje, destaca-se o início de pilão, que sinaliza o arranque das actividades tradicionais da bandeira de São Filipe, na Casa das Bandeiras, a abertura da feira dos produtos “made in Fogo, que conta com 26 expositores de entre agricultores, artesãos, instituições/empresas , na Cruz dos Passos, e abertura de exposição de pintura dos artistas plásticos locais, nomeadamente Djúdjé, Zelito e Paulo Pina, na  Casa das Bandeiras.

Destaca-se ainda a assinatura do protocolo entre a câmara de São Filipe e a Associação dos Naturais e Amigos de Saltos (sul de São Filipe), residente nos Estados Unidos da América, visando a colocação de relva sintética no campo de futebol local e o lançamento oficial da II edição do prémio “Garantia Comunidade”.

A assinatura do protocolo entre a câmara e a Associação dos Naturais e Amigos de Saltos (ANAS) culmina com a atribuição de um donativo de 10 mil dólares para apoiar na reabilitação e colocação da relva no campo de Saltos.

Hoje, a CVMóvel organiza, no quadro das festividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, um workshop sobre “Liderança no desporto”, destinado aos dirigentes e desportistas da ilha, cujo objectivo é “partilhar histórias, experiências e conhecimentos” com os desportistas, num evento que conta com a presença do treinador de futebol e antigo seleccionador de Cabo Verde, Lúcio Antunes.

“Comunicação assertiva, gestão de equipa, liderança no desporto e espírito de equipa” são os temas que se pretende debater durante o workshop.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos