Fogo: Câmara vai investir cerca de seis mil contos na requalificação e arrelvamento do campo de Saltos

São Filipe, 27 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Filipe vai investir cerca de seis mil contos no processo de requalificação e colocação de relva sintética no campo de futebol de Saltos, zona sul do município.

A informação foi revelada hoje pelo presidente da autarquia, Nuías Silva, no acto da assinatura de um protocolo de parceria entre a câmara e a Associação dos Naturais e Amigos de Saltos (ANAS) com sede na cidade de Boston, Estados Unidos da América, visando a comparticipação na sua materialização.

Na ocasião, Nuías Silva, que prometeu dar melhor uso do montante de 10 mil dólares a ser disponibilizado pela ANAS, dos quais 50 por cento foi entregue no acto, disse que a câmara vai investir mais de 5.800 contos no processo de colocação de relva, já que implica outros trabalhos além de colocação de tapete, como o alinhamento e compactação do piso e a questão de drenagem de água, numa primeira fase que está em curso neste momento.

Na segunda fase, que começará no início de Maio, prevê o fecho deste processo e colocação da relva e para tal uma empresa foi já contratualizada e por sinal é de um filho natural de Saltos, que segundo Nuías Silva fez um preço especial.

Ainda a câmara tem trabalhos de balneários, bancadas com a colocação de cadeiras para dar mais conforto, além de pinturas e reparação e requalificação da zona externa.

“É um campo que tem dimensão regulamentar e que permite receber jogos regionais e com isso esperamos que possam surgir mais equipas federadas na zona sul”, disse Nuías Silva, deixando garantias de que a câmara irá fazer tudo para que no final de Junho, no âmbito das festas de S.João, que se celebra na localidade, poder inaugurar o campo com a presença de membros da ANAS.

Para Nuías Silva, a assinatura do protocolo é “simbólico”, mas reveste-se de uma “importância enorme” por várias razões, mas sobretudo porque a associação está a ajudar a câmara a prosseguir seu objectivo de desenvolvimento do espaço territorial e criar oportunidade para jovens de Saltos e das localidades envolventes para praticar desporto, esperando poder contar com a associação em outros trabalhos na área de reabilitação de moradias, transporte escolar e no sector social.

“Com este gesto, a associação dá um sinal de que este é o caminho no processo de desenvolvimento”, concluiu.

Já o secretario da direcção da ANAS, Alindo Brandão, disse que esta organização, com sede nos Estados Unidos da América, conta com 22 anos de existência e tem estado a realizar “muito trabalho” a nível social.

Este apontou a construção de raiz de três casas, em parceria com as câmaras de São Filipe e de Santa Catarina do Fogo e reabilitação de muitas outras, além de apoios com materiais e transportes escolares.

“Quando foi iniciado a construção do campo de Saltos a associação comparticipou com cerca de três mil contos, para além de terreno que disponibilizou, tendo comprado uma parte e a outra foi doada pela família”, disse Alindo Brandão, sublinhando que nesta fase que a câmara está no processo de colocação de relvas esta organização decidiu dar uma comparticipação simbólica de 10 mil dólares, porque, explicou, nos últimos dois anos as actividades que geram fundos para associação foram limitadas.

Do valor a associação entregou 50 por cento (%) correspondendo a 500 contos, no acto da assinatura e a outra parte será disponibilizada em duas fases, porque a associação considera que o campo de Saltos vai servir toda a comunidade envolvente de zona sul de São Filipe.

JR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos