Fogo/Dia do Município: Câmara de São Filipe e NOSI formalizam protocolo virado para a governação electrónica

Cidade da Praia, 29 Abr. (Inforpress) – O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) e a Câmara Municipal de São Filipe formalizaram hoje um protocolo de cooperação, reactivaram o konecta na praça 04 de Setembro e activaram o da praça digital do bairro III Congresso.

Em cerimónia realizada no Paços do Concelho da histórica cidade de São Filipe, o presidente do Conselho de Administração do NOSI, Carlos Tavares de Pina, considerou de muito importante esta parceria, alegando que vai ao encontro da defesa de uma relação forte com os municípios e que São Filipe não podia ficar de fora neste processo de transição.

“Este é um marco importante porque clarifica as relações de prestação de serviço, obriga o NOSI a ter muito mais responsabilidade para cumprir os níveis de serviço, mas também do lado da Câmara haverá muito mais engajamento. Penso que temos todas as condições para colocar São Filipe no patamar que todos nós almejamos do ponto de vista digital”, ressaltou.

Opinião corroborada pelo edil de São Filipe, Nuías Silva, para quem se trata de um protocolo há muito almejado e que vai normalizar a relação que já existe, no sentido das partes conhecerem os direitos e deveres e, ao mesmo tempo, permite a autarquia passar a cumprir as suas obrigações relativamente à contrapartida dos serviços prestados.

“Isto é um passo extremamente importante porque viabiliza a questão daquilo que é a programação metodológica da sustentabilidade financeira do NOSI para continuar a fazer aquilo que tem feito, mas também permite a Câmara Municipal poder ter aquilo que são os fundamentais da boa governação que quer fomentar”, clarificou.

O autarca salientou que autarquia está apostada numa remodelação tecnológica do município, sublinhando que São Filipe, pela particularidade da sua vasta diáspora, sobretudo nos EUA, “é mister que seja um dos municípios da linha da frente naquilo que é a prestação digital e a prestação de serviços on-line”.

Nuías Silva reconheceu que “isto não tem sido a realidade actual”, com o argumento de que a sua equipa herdou um município praticamente nos princípios do processo da transformação tecnologia, pelo que prometeu, brevemente, apresentar a plataforma e o portal da autarquia que dirige, com oferta eletrónica desmaterializada para a sua diáspora e para os munícipes poderem interagir directamente com a autarquia.

Com a activação do Konecka no bairro III Congresso, São Filipe passa a contar com quatro praças digitais, pois que este se junta aos das praças de Cobom, do Praça 04 de Setembro, também conhecida por João Paes Vasconcelos e a do Mercado Pedonal.

SR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos