Fogo/Pesca: Desassoreamento do cais e emissão de licença são preocupações a serem colocadas ao ministro

São Filipe, 08 Mai (Inforpress) – A Associação dos Pescadores de São Filipe vai colocar ao ministro do Mar, Abraão Vicente, um conjunto de preocupações e que passam pelo desassoreamento do cais de pesca de Vale dos Cavaleiros e emissão de licença aos pescadores.

Abraão Vicente iniciou hoje a sua primeira visita às comunidades piscatórias da ilha do Fogo, como titular da pasta, tendo iniciado como uma deslocação ao arrastadouro de Salinas e unidade de transformação de São Jorge.

Para o encontro de hoje, o presidente da Associação dos Pescadores de São Filipe, Jorge Milton Pina, que se mostrou ansioso por esta primeira visita do ministro do Mar, disse que a associação vai apresentar as suas preocupações e ver se o ministro poderá ajudar a resolver alguns dos problemas.

Dos problemas que mais preocupam a associação, segundo Jorge Milton Pina, consta o desassoreamento do cais de pesca do porto de Vale dos Cavaleiros e a questão de emissão de licenças aos pescadores para a qual são exigidas cédulas marítimas, observando que este ano praticamente não foram emitidas licenças para os mergulhadores.

A Associação dos Pescadores de São Filipe vai aproveitar a oportunidade para propor ao ministro que lhe seja concedida autorização para fazer a manutenção do cais de pesca, sobretudo na área da placa e nas suas proximidades.

Caso seja concedida essa autorização, a areia retirada será comercializada e as receitas arrecadas serão utilizadas na criação de outras condições na infraestrutura até que se venha a fazer um desassoreamento mais a sério, referiu o presidente da Associação dos Pescadores de São Filipe.

O ministro do Mar deverá, no período da tarde, antes do encontro com pescadores e peixeiras de São Filipe, visitar a antiga infraestrutura de gelo (ex-Depa), a infraestrutura de pesca da praia de Nossa Senhora da Encarnação que foi concessionada pela câmara municipal a um privado que vai transformá-la numa unidade turística e o cais de pesca de Vale dos Cavaleiros .

Nesta visita de trabalho de três dias, o governante manterá encontros com os presidentes das câmaras municipais, associação de pescadores e peixeiras, e visitará algumas infraestruturas de apoio à pesca.

Para segunda-feira, Abraão Vicente tem programado uma deslocação aos Mosteiros, onde além do encontro com a câmara municipal, visita a estrada de acesso a Praia Cais, as obras de construção de cacifos, casa do pescador e orla marítima e encontro com pescadores do município.

Esta deslocação, enquadra-se no rol de visitas que Abraão Vicente vem efectuando a todas as ilhas e municípios para conhecer no terreno a situação e desafios dos sectores ligados ao mar.

O ministro faz-se acompanhar do director nacional de Pesca e Aquacultura, Albertino Martins, da inspectora geral das Pescas, Maysa Rocheteau, da delegada do Ministério do Mar para a região sul e da Direcção Nacional de Pesca e Aquacultura, Iolanda Brites.

JR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos