Fogo: Deputados do MpD congratulam-se com reabertura da apanha de areia mas pedem solução definitiva para o problema

São Filipe, 19 Mai (Inforpress) – Os deputados do Movimento para a Democracia (MpD) eleitos para o círculo eleitoral do Fogo, Filipe Santos e Vanuza Barbosa, congratularam-se com a autorização de reabertura da apanha de areia nas praias, mas defendem uma solução definitiva.

No término do balanço de cinco dias de visita ao círculo, os dois parlamentares passaram pela praia de Fonte Bila para se inteirarem da autorização de extracção da areia naquela praia e que visa minimizar a situação económica, já que os operadores se queixavam da falta de areia.

“Congratulamos com abertura, mas temos alguma reserva, porque apanha tem impacto ambiental grande e é uma solução que tem de ser estudada e analisada profundamente para que todas as partes saiam a ganhar, ter menos impacto ambiental com extracção de areia e não prejudicar os operadores”, declarou Vanuza Barbosa.

A mesma fonte avançou que visitaram outras localidades para ver alternativas para a extracção de areia, tendo, segundo a mesma, constatado que há alternativas e que vão levar à tutela para ver a possibilidade, acrescentando que a ideia é encontrar uma solução que seja definitiva que talvez possa passar pela produção mecânica de areia e tomada de decisões que não tem impacto a médio e longo prazos.

Para Vanuza Barbosa já era tempo de se ter uma solução definitiva, mas lembrou que, às vezes, a solução definitiva passa por um conjunto de procedimentos, desde estudo de impacto ambiental até a localização de espaço para a produção de areia mecânica.

O lugar alternativo até se encontrar uma solução definitiva poderá ser a parte traseira de Salinas, que, segundo a deputada, tem as condições para se extrair areia sem “grandes impactos ambientais”, porque, explicou, é areia que está a invadir propriedades agrícolas e podia ser uma opção.

A praia de Fonte Bila, lembrou, é uma praia de desova de tartarugas, não obstante existir um parecer técnico que aponta que em determinado período há grande movimentação de areia na praia e pode-se fazer pequenas extracções.

Ainda no sector do ambiente, os parlamentares estiveram no aterro intermunicipal de Monte Genebra e, segundo a deputada Vanuza Barbosa, regista-se “algum problema” com o processo de compactação do lixo, apelando a Câmara Municipal de São Filipe a repensar o processo, de modo que não tenha impacto no ambiente e prejudique os criadores de gado e agricultores.

Visitaram, igualmente, o Complexo Casa para Todos do bairro de Fonte Aleixo/Cobom, em São Filipe, e mostraram-se “satisfeitos com o andamento das obras, que estão quase prontas”.

Neste momento, a empresa depara com alguns constrangimentos, nomeadamente da ligação de energia eléctrica a partir do Posto de Transformação (PT) de Congresso até ao complexo, um assunto que os deputados comprometeram em levar ao Ministério de tutela para resolver “o quanto antes” e permitir a conclusão da obra e entrega dos blocos de moradias aos beneficiários.

A deputada disse que constataram outros problemas que são da alçada da câmara de São Filipe, como a necessidade de se trabalhar na melhoria da estrada de acesso e no combate às pocilgas que proliferam nas imediações do complexo, tendo exortado a autarquia a tomar medidas para controlar a proliferação de pocilgas, através da construção de uma pocilga municipal.

JR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos