São Filipe, 03 Jun (Inforpress) – A delegação do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) promove na segunda-feira, 06, na cidade de São Filipe, uma conversa aberta sobre a violência sexual contra menores.
O objectivo é promover o envolvimento das entidades, instituições locais e sociedade civil na luta contra a violência sexual contra os menores, garantindo assim a toda criança e adolescente a protecção dos seus direitos “de forma segura, livres do abuso e da exploração sexual”, de acordo com uma nota de imprensa da Delegação do ICCA na ilha.
A conversa aberta contará com a presença da secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, e da presidente do ICCA, Maria do Livramento Silva, que presidem a abertura.
A delegada do ICCA, Samira Teixeira, fará uma exposição da situação de violência sexual contra os menores na ilha.
Por ouro lado, no quadro do programa de actividades de “Junho – mês da criança” iniciado no passado dia 01 e que se prolonga até o próximo dia 16, hoje a delegação do ICCA realiza, em simultâneo, nos municípios de Santa Catarina do Fogo e Mosteiros, uma marcha silenciosa para assinalar o dia internacional da criança inocente, vítima de agressão.
Uma marcha idêntica acontecerá no dia 06 de Junho na cidade de São Filipe com envolvência de escolas, famílias e da própria sociedade.
Com relação a abuso sexual, a Delegação do ICCA tem agendado uma campanha de sensibilização e informação das comunidades de Beltchés e São Bento (São Filipe), Lapinha, Estância Roque e Chã das Caldeiras (Santa Catarina do Fogo) e Pai António e feijoal (Mosteiros), além de uma conversa aberta sobre prevenção de abuso sexual na comunidade de Ponta Verde.
Igualmente tem programado a realização de campanha de sensibilização para o combate ao trabalho infantil em várias localidades dos três municípios da ilha do Fogo com a envolvência das associações de desenvolvimento comunitário.
JR/AA
Inforpress/Fim