Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Delegação de Piemonte e padre Ottavio Fasano recebidos pelo presidente da câmara de São Filipe

São Filipe, 24 Nov (Inforpress) – Uma parte da delegação da Região de Piemonte, Itália, acompanhado do padre Ottavio Fasano, que se encontra de visita a Cabo Verde, foi recebida na tarde de terça-feira, 23, pelo presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva.

A delegação, que composta pelo presidente da câmara de Racconigi, com a qual São Filipe tem acordo de cooperação, pelo responsável pela cooperação internacional da Região de Piemonte e pelo padre Ottavio Fasano, abordou alguns aspectos relacionados com a cooperação entre as duas cidades e sobre o protocolo a ser celebrado entre Cabo Verde e Região de Piemonte.

O presidente da câmara de Racconigi, Valério Ordela, disse no final do encontro que a perspetiva de cooperação é “muito grande2 e tudo isso tem a ver com amizade, não só entre as duas cidades, mas em nome do Padre Ottavio Fasano, este que é natural da cidade de Racconigi.

Valério Ordela mostrou-se contente em conhecer pessoalmente o presidente Nuías Silvas e a sua equipa, sublinhando que “daí vai nascer uma grande ligação de amizade”.

Neste momento existe um projecto que será implementado “brevemente”, financiado pela cooperação internacional de Piemonte para os jovens de São Filipe, visando troca de experiências e intercâmbios entre os jovens dos dois municípios, “fundamental na formação da juventude”, de modo a contribuir para a prevenção, sobretudo da toxicodependência e de outros males sociais, e para solidificar a formação dos jovens.

O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, encarou esta visita com “boas perspectivas”, devido ao protocolo celebrado há cerca de seis meses entre São Filipe e Racconigi, da região de Piemonte, um projecto ligado ao sector da juventude que visa combater males sociais e introdução de jovens que estão no sector não produtivo dentro de áreas produtivas.

O projecto, explicou, está em fase de redesenho para ser implementado a partir de Dezembro ou Janeiro, estando a equipa camarária em contacto permanente com a Região de Piemonte, através da câmara de Racconigi, estando neste momento na fase de assinatura de protocolos,

Irá beneficiar “centenas de jovens” com actividades ligadas ao fomento de mico empreendedorismo, ocupação dos tempos livres e, provavelmente, equipamentos de centros.

Para Nuías Silva, o facto da delegação que visita Cabo Verde integra, além do presidente da Região de Piemonte, homens ligados ao sector da indústria, maquinarias agrícolas, turismo e outros sectores económicos, abre-se boas perspectivas para uma cooperação baseada, não apenas na amizade, mas na “densificação dessa cooperação” para áreas de promoção da ilha e da região como destino turístico, além de “beber a experiência na área agro-alimentar e das maquinarias”.

“O importante é que estas visitas aconteçam e as bases sejam lançadas para possamos dialogar e criar pontes de cooperação de amizade e económica e trazer vantagens para a ilha”, referiu Nuías Silva.

A visita da delegação a Cabo Verde visa assinatura de acordo de colaboração entre o Governo de Cabo Verde e a Região do Piemonte (Itália), que será rubricado na Cidade da Praia pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, e pelo Presidente da Região de Piemonte, norte da Itália, Alberto Círio.

O acordo de colaboração visa a promoção do conhecimento recíproco das relações bilaterais, a facilitação dos contactos entre instituições congéneres, a fim de promover intercâmbios de experiências em sectores considerados de interesse comum, formação profissional no campo agrozootécnico e na transformação de produtos derivados, gestão de recursos hídricos e iniciativas de saneamento, entre outros.

A  cooperação entre Cabo Verde e a Região do Piemonte tem vindo a desenvolver-se desde 2004 com um significativo programa de cooperação que tem apoiado financeiramente iniciativas de municípios, instituições religiosas e organizações da sociedade civil de Piemonte nas ilhas de Cabo Verde, sobretudo nas ilhas de Santo Antão, Santiago e Fogo.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos