Fogo: Delegação da JPAI inicia hoje visita de três dias à ilha com “juventude e empreendedorismo” em agenda

São Filipe, 12 Abr (Inforpress) – Uma delegação da Juventude do PAICV (JPAI), integrada pelo seu presidente e pelo vice-presidente, Fidel Cardoso de Pina e Lúcio Fernandes, respectivamente, inicia hoje uma visita de três dias à ilha do Fogo.

Durante a visita, que se inscreve na agenda da organização juvenil do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, os responsáveis da JPAI têm programado a realização, no sábado, de um debate sob o tema “Juventude e Empreendedorismo” na cidade de Igreja, Mosteiros, com a participação de jovens dos três municípios da ilha do Fogo.

A realização do debate, segundo nota de imprensa da JPAI, vem na sequência dos dados sobre o “mercado de trabalho em Cabo Verde”, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O painel terá como oradores, Gilson Cardoso, presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz, ilha de Santiago, e os deputados municipais de São Filipe, Euclides Fernandes e António Cula, e moderado pela jovem Henriqueta Cardoso.

Além do debate, durante a visita será empossada a estrutura concelhia da JPAI nos Mosteiros, liderada pelo jovem professor e deputado municipal, João Fernandes, assim como as estruturas da juventude de Santa Catarina do Fogo, encabeçada pelo professor Edmilson Nunes.

A JPAI continuará com esta proximidade com a juventude em todo os cantos do país e na diáspora, porque, explica a nota “a situação da juventude cabo-verdiana causa muita preocupação” e os dados do INE vieram testemunhar isso, sublinhando que a taxa de desemprego jovem no país é assustadora, situando-se nos 42,8 por cento (%) nos jovens com idades compreendidas entre os 15 a 34 anos.

Para esta organização, a juventude precisa, mais do que nunca, ser ouvida, razão pela qual a JPAI continua a recolher contribuições e subsídios que servirão de base para a elaboração de possíveis propostas de políticas públicas, para contribuir positivamente diante dos vários desafios da juventude.

A delegação de JPAI participa, a convite da Câmara Municipal dos Mosteiros, na sexta edição do festival do café que decorre de 12 a 14 de Abril na cidade de Igreja, além de estabelecer contactos com a juventude nos diferentes pontos da ilha, para inteirar-se do pulsar dos jovens e as expectativas no que toca especificamente ao emprego, ao empreendedorismo jovem e a formação.

JR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos