Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Criança de nove anos com encefalopatia crónica passa a frequentar a escola graças a cadeira de rodas especial

São Filipe, 23 Out (Inforpress) – Uma criança de nove anos com problemas de encefalopatia crónica, que se encontrava fora do sistema educativo, passou a frequentar as aulas graças a uma cadeira de rodas especial mobilizada pela organização não-governamental portuguesa CLR Project.

A responsável da CLR Project, Vera Guerreiro (foto), que se encontra na ilha juntamente com outros voluntários numa missão, disse à Inforpress que em meados de Fevereiro/Março esta organização, que tem como lema “semear sorriso”, juntamente com a delegação do Ministério da Educação identificou a criança e através de dinâmicas de cabo-verdianos de várias ilhas e organização de jantares de angariação de fundo, também em Portugal, foram mobilizados os recursos para aquisição da cadeira.

Vera Guerreira disse que nesta missão, a terceira que a organização efectua à ilha do Fogo, trouxe a cadeira de rodas especial, que custou cerca de oito mil euros (pouco mais de 800 mil escudos cabo-verdianos) para permitir a criança frequentar a escola, tendo em conta que a delegação se comprometeu a inscrever a mesma no sistema com o fornecimento deste equipamento.

Apesar de a criança, devido ao problema, nunca irá poder fazer contas, ler e escrever como as outras crianças da sua idade, contudo o facto de frequentar a escola é essencial para o seu desenvolvimento, e esta cadeira de rodas vai permitir isso, disse Vera Guerreiro, mostrando-se satisfeita pelo facto de a criança passar a frequentar a escola na sua localidade, em Monte Grande, zona sul do município de São Filipe.

Quanto a esta missão, a terceira na ilha do Fogo, Vera Guerreiro disse que a sua organização trabalha apenas e exclusivamente com voluntários e que trabalha com Cabo Verde há cinco anos, cobrindo as ilhas do Fogo, Brava, Santiago, Maio, Boavista e Sal, mas o objectivo é chegar as ilhas todas.

No Fogo os voluntários que integram esta missão, que inclui uma deslocação à ilha Brava, estando por isso a aguardar o transporte, tem programado a realização de algumas actividades nos pilares educacional e alimentar.

Segundo a mesma fonte, um grupo de costureiras em Portugal confeccionaram 500 batas para meninos e meninas identificados pela delegação do Ministério da Educação e que necessitavam de batas e esta organização veio trazer o produto final e “semear o sorriso” que prometera.

Além da entrega de batas, a organização trouxe alguns materiais escolares básicos como cadernos, canetas, lápis para apoiar os alunos e dentro do pilar educacional está a desenvolver algumas actividades para puxar pela necessidade de estudos, premiando os alunos que estudam mais e tem melhor desempenho, fomentando e estimulando assim a educação.

No pilar de alimentação a ideia é desenvolver alguns workshops destinados sobretudo às cozinheiras e às mães no sentido de promover uma alimentação equilibrada, os cuidados de higiene, conservação básica que se deve ter em atenção, e no final do workshop será elaborado uma ementa para um prato e sobremesa daquilo que é uma alimentação equilibrada e a base de produtos da terra facilmente acessível a toda a gente.

Na ilha Brava, as acções são similares as que estão a ser implementados na ilha do Fogo, mas com uma vertente social, que ainda não está sendo desenvolvido no Fogo, mas que a organização pensa desenvolver na próxima missão.

Assim naquela ilha, além de todas essas dinâmicas nas escolas e dos workshops sobre alimentação, dentro da vertente social, as famílias com algumas necessidades e previamente identificadas serão contempladas com roupas, calçados, materiais escolares, cabazes alimentares, mas também vão poder receber cadeiras de rodas, canadianas, óculos com graduações especiais, materiais que já se encontram na Brava.

JR/AA

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos