São Filipe, 07 Jun (Inforpress) – Os pescadores e peixeiras do município de Santa Catarina do Fogo reuniram-se no último domingo em assembleia para a constituição da Associação de Pescadores e Peixeiras de Santa Catarina do Fogo, denominada de “3Baías”.
Durante o acto constitutivo foram eleitos os órgãos sociais, discutidos e aprovados o estatuto e o logótipo da associação, e, segundo o presidente do conselho directivo, António Gonçalves Miranda, a partir desta semana vai-se trabalhar no processo de legalização através do registo junto da Conservatória dos Registos.
Este indicou que a escolha do nome “3 Baias” para denominar a associação deve-se ao facto de a mesma agregar os pescadores e peixeiras que operam nas três principais baías piscatórias do município de Santa Catarina, nomeadamente de Fora Pau, Alcatraz e Fajã, envolvendo várias dezenas de pessoas de forma directa e indirecta, desde Fonte Aleixo Sul até Maria da Cruz/Domingos Lobo.
Um dos objectivos da associação é trabalhar para ajudar os pescadores e as peixeiras a terem melhores condições de trabalho na área da pesca e de vida, observando que outro desafio é desenvolver iniciativas para financiar as actividades dos pescadores e das peixeiras de Santa Catarina do Fogo.
Após a legalização da associação, explicou o presidente do conselho directivo, vai se montar um plano de actividades e o orçamento para poderem iniciar as actividades de terreno.
Além do conselho directivo são órgãos sociais da associação a assembleia-geral, o conselho fiscal e o conselho consultivo, com representação de pescadores e peixeiras em todos os órgãos.
JR/ZS
Inforpress/Fim