Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Concurso para construção da piscina municipal de São Filipe lançado ainda esta semana – Nuías Silva 

São Filipe, 28 Set (Inforpress) – O concurso público para selecção de empresas para construção da parte física da piscina municipal vai ser lançado ainda esta semana, disse o presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva.

O projecto de construção da piscina municipal, que no dizer do presidente da autarquia é a primeira piscina municipal do País, foi socializado na segunda-feira, 27, na presença do ministro-Adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro.0

A piscina, de acordo com o projecto, terá um tanque de 25 metros de comprimento por dez de largura e com cinco a seis linhas de competição, e um outro tanque de sete metros para aprendizagem e para as crianças, e irá custar 25 mil contos.

“A construção da piscina municipal tem um significado enorme para o município e para a ilha, por ser a primeira piscina municipal do país”, disse Nuías Silva, sublinhando que a sua construção surgiu no sentido de projectar a modalidade de natação na ilha e na região Fogo/Brava.

Se tudo decorrer como o projectado, a autarquia prevê o início da construção em Novembro e a sua inauguração por altura do centenário da elevação de São Filipe a categoria da cidade, que se assinala a 12 de Julho de 2022.

O autarca referiu que a construção dessa infra-estrutura, que se enquadra na responsabilidade municipal, vai ao encontro da ambição de aprendizagem e introdução da natação no município.

O objectivo, segundo o mesmo, é explorar a centralidade desta modalidade, que poderá trazer à ilha e ao País “muitos sucessos” no futuro.

“Queremos diversificar o espaço para as modalidades além do futebol, e demos prioridade a questão da natação”, disse Nuías Silva, adiantando que a câmara está a incentivar os praticantes desta modalidade para a criação da Associação Regional da Natação e a sua inscrição na Federação Cabo-verdiana de Natação (FCN).

Apontou ainda que está em diálogo com a FCN para equacionar a possibilidade de a ilha do Fogo vir a acolher o campeonato nacional de natação de 2022, mas salientou que é necessária a criação da associação, já que a autarquia está a criar todas as condições para atrair o campeonato da modalidade.

A autarquia quer fazer de São Filipe e da ilha do Fogo “grandes palcos” de eventos desportivos que vão para além da prática e do exercício do desporto como actividade física, mas abarcar a dimensão económica.

Para que isso aconteça, sintetizou Nuías Silva, é necessário investir nas infra-estruturas de outras modalidades, pensadas de raiz para competições nacionais e regionais.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos