Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Clínica móvel será formalmente entregue sexta-feira na localidade de Pedro Homem

São Filipe, 15 Jul (Inforpress) – A clínica de saúde móvel para prestação dos cuidados de saúde nas comunidades do interior será entregue, formalmente, à Câmara Municipal de São Filipe, esta sexta-feira, na localidade de Pedro Homem, de onde era natural a família doadora.

Esta clínica móvel, certificada pela União Europeia, será entregue cerca de um mês depois da entrega da ambulância, os dois equipamentos que fazem parte da doação.

A clínica de saúde móvel mobilizada pela Câmara Municipal de São Filipe no âmbito do diálogo estabelecido com parceiros na diáspora, nomeadamente os familiares de Maria da Graça Brandão Barbosa (falecida) e o Project Health CV.

A clínica foi adaptada num conceito inovador de unidade móvel de saúde, possuindo dois gabinetes médicos modernos e rampa de acesso para pessoas com deficiência.

Em termos de equipamentos a clínica dispõe de desfibrilador, monitor de sinais vitais, aspirador de secreções, kit laringoscópio, estadiómetro, balança mecânica e pediátrica, otoscópio, gerador de autonomia, entre outros.

Está igualmente preparada para análise a anticorpos da covid-19, sendo que o objectivo é levar o acesso à saúde às zonas rurais e permitir assim, às populações com especial atenção aos idosos, o acesso à saúde, permitindo poupança de tempo e dinheiro às famílias carenciadas do interior.

O acto da entrega formal acontece a partir das 15:00 horas de sexta-feira na localidade de Pedro Homem com a bênção da mesma pelo pároco Lourenço Rosa, seguido de intervenções de um representante da comunidade, da representante da família doadora, da delegada de Saúde de São Filipe e do presidente da câmara.

Está igualmente prevista a demonstração do equipamento e consultas e avaliação médica pelos especialistas cubanos nas áreas de pediatria, oftalmologia, ortopedia e clínica geral para membros da comunidade de Pedro Homem.

Assim a câmara passa a dispor de dois equipamentos, uma ambulância e uma clínica de saúde móvel, mobilizado no quadro desta parceria.

JR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos