Fogo: Cidade de São Filipe amanhece pelo segundo dia consecutivo debaixo de uma chuva mansa

 

São Filipe, 22 Ago (Inforpress) – A cidade de São Filipe e várias localidades da ilha do Fogo “acordaram” debaixo de uma chuva mansa que fez renascer a esperança dos homens do campo numa boa faina agrícola.

Na cidade de São Filipe, à semelhança de segunda-feira, a chuva começou pouco depois das 05:30 horas, bafejando algumas áreas e o tempo continua “fechado”, prometendo mais chuvas.

Contactos estabelecidos com moradores de várias localidades da ilha, através de telefone, dão conta da queda de chuva quer na zona norte quer no centro e sul da ilha do Fogo, mas também no município de Santa Catarina.

Nas localidades onde até então as sementeiras não tinham sido realizadas por escassez de chuvas, os homens do campo estão a lançar as sementes à terra, com esperança num bom ano agrícola, já que a quantidade de chuva caída entre segunda e terça-feira é suficiente para fazer germinar as sementes lançadas à terra, assim como as de pastos.

Em algumas localidades da ilha, como as zonas altas dos Mosteiros (Atalaia, Ribeira do Ilhéu, Pai António), norte alta de São Filipe (Ribeira Filipe) e parte do município de Santa Catarina, a faina agrícola iniciou-se há várias semanas e em alguns sítios já concluíram a segunda monda.

Apesar da queda tardia das chuvas em algumas zonas, mas mesmo assim mais cedo que no ano passado, em que algumas localidades só foram bafejadas pelas chuvas em meados de Setembro, os agricultores e criadores de gado perspectivam uma boa campanha agrícola a nível da ilha.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos