Fogo: Centro interpretativo de Chã das Caldeiras em fase de elaboração – ministra das Infra-estruturas

São Filipe, 11 Fev (Inforpress) – O projecto de elaboração do centro interpretativo de Chã das Caldeiras está em fase de elaboração e a construção coincidirá com o término das outras obras que o Ministério das Infra-estruturas tem em execução naquela localidade.

Aquando da sua ultima visita à ilha do Fogo, no inicio deste mês, a ministra das Infra-estruturas, Eunice Silva, disse à Inforpress que Chã das Caldeiras vai ter um centro interpretativo e que técnicos do ministério estão no terreno a trabalhar na sua elaboração.

A construção deste centro, avançou, deverá culminar com a execução das outras obras que o Ministério das Infra-estruturas está a realizar em Chã das Caldeiras, como sendo a rede técnica e viária, novo assentamento, estrada alternativa entre Chã das Caldeiras/Piorno/Campanas de Cima, segunda fase do complexo educativo, centro de saúde, de entre outras intervenções em curso ou previstas para a localidade.

O centro interpretativo de Chã das Caldeiras vai localizar-se no povoado de Portela, nas proximidades do sítio onde foi edificado o edifício sede do Parque Natural do Fogo (PNF) que comporta outros serviços como a delegação municipal e um posto policial e deverá ocupar uma área de mais de 400 metros quadrados.

A construção de uma rede de centros interpretativo e de acolhimentos, consta do master plan do turismo da ilha do Fogo que foi socializado em Julho de 2019, num workshop que serviu para identificar projectos prioritários cuja implementação traduzirá no desenvolvimento do sector de turismo.

Chã das Caldeiras é a localidade mais turística da ilha do Fogo e a que tem recebido maior número de turistas, mas desde a erupção de 2014 não dispõe de um posto para disponibilizar quaisquer informações aos visitantes.

Segundo a projecção do master plan do turismo, a ilha do Fogo pode ter este ano um crescimento na ordem dos 13 por cento (%), devendo receber uma média de 15.330 turistas/ano e em 2030, cerca de 54 mil (53.655).

JR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Sociedade
Desporto
Politica
Economia
Internacional
  • Galeria de Fotos