Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Casa dos Jovens e da Cultura do Luxemburgo  vai equipar biblioteca da Escola Secundária Teixeira de Sousa

Cidade da Praia, 26 Out (Inforpress) –  Uma delegação da Casa dos Jovens e da Cultura de Bettembourg, Luxemburgo, chega hoje a Cabo Verde para, de entre várias acções, equipar a biblioteca da Escola Secundária Teixeira de Sousa, na Ilha do Fogo.

Em conversa com a Inforpress, via Messenger, a educadora da Casa dos Jovens e da Cultura de Bettembourg, Claudine Fages, informou que a comitiva é composta por 22 pessoas, entre educadoras, membros da ONG ‘Beetebuerg Hëlleft’, 12 jovens e o artista plástico cabo-verdiano residente em Luxemburgo Nelson Neves.

A ideia de uma instituição luxemburguesa apoiar Cabo Verde, através de uma parceria com a escola de São Felipe surgiu devido aos trabalhos que esta tem vindo a desenvolver desde 2013 em países africanos.

O facto de existir uma grande comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo e de alguns dos jovens cabo-verdianos fazerem parte desta instituição é sinal de que seria interessante conhecer “um pouco mais” da cultura deste país africano e promovê-la no Luxemburgo, segundo a mesma fonte.

Neste sentido, com o apoio da ONG ‘Beetebuerg Hëlleft’, que tem vindo a desenvolver cooperação de vários anos com o município de São Filipe com foco nas escolas primárias, decidiram montar um projecto ligado à promoção da literatura, uma vez que a biblioteca da Escola Secundária Teixeira de Sousa “não dispõe de um grande acervo documental”.

Há dois anos que a Casa dos Jovens e da Cultura de Bettembourg encontra-se a arrecadar fundos para equipar esta biblioteca com livros, DVD e computadores, entre outros materiais, ajuntou.

Para além de equipar a biblioteca, a educadora Paca Rimbau Hernández informou que com a ajuda do artista plástico Nelson Neves e outras pessoas que vivem na Ilha do Fogo vão pintar os murais nas dependências do referido liceu.

Ainda no âmbito deste projecto, esta associação luxemburguesa vai promover um intercâmbio entre jovens do Luxemburgo e de Cabo Verde, e um outro entre membros da horta comunitária de Bettembourg e agricultores do Fogo.

AM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos