Fogo: Câmaras da ilha vão celebrar protocolos com municípios de Lanzarote, Ilhas Canárias

São Filipe, 07 Abr (Inforpress) – Quatro protocolos de cooperação descentralizadas vão ser celebrados entre 25 e 28 deste mês, entre as ilhas do Fogo (Cabo Verde) e Lanzarote (Canárias) e entre municípios das duas ilhas.

A celebração dos protocolos constitui um dos aspectos marcantes da visita de uma delegação da ilha de Lanzarote à ilha do Fogo, de 25 a 28 de Abril, devendo os actos serem testemunhados pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

Alberto Nunes, edil de Santa Catarina do Fogo, disse que os protocolos, de âmbito municipal, serão assinados na sede dos respectivos municípios e o entre a ilha do Fogo e de Lanzarote será celebrado na cidade de São Filipe, no dia 27 de Abril.

Nunes disse que as áreas de cooperação entre os municípios estão sendo elaboradas, mas em elação ao protocolo entre as ilhas de Lanzarote e do Fogo, que está quase pronto, abrange relações institucionais, envio de equipas técnicas, intercâmbio entre estudantes, sobretudo os ligados às áreas de vulcanologia, de entre outras.

O município de Santa Catarina vai celebrar protocolo de cooperação com o de San Bartolome, o de São Filipe com Teguise e os Mosteiros com Haria todos da ilha de Lanzarote.

Além da celebração do protocolo, outro ponto alto da visita da delegação de Lanzarote, que acontece cerca de dois meses depois da realização de uma missão dos autarcas às Canárias, é a apresentação e socialização do plano de ordenamento de Chã das Caldeiras, que contará com a presença do primeiro-ministro.

Depois de um encontro entre os três autarcas para preparar a visita da equipa de Lanzarote, Alberto Nunes disse que a equipa vai passar uma noite em Chã das Caldeiras e que, além de apresentação do plano de ordenamento da localidade, está agendada a realização de uma tarde cultural, com participação de artistas locais.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos